David Lama climbs the first ascent of Avaatara (5.14d) in the Baatara Gorge near Tannourine, Lebanon on June 17th, 2015.

Escalar os cenários grandiosos de um ‘Avatar’ libanês

David Lama fez o que ainda ninguém tinha feito: escalou uma gruta que parece tirada do filme de James Cameron.

É austríaco, tem 25 anos e uma atração por abismos que, recentemente, o levou a um país mais falado pela guerra do que pelos paraísos naturais.

Foi no Líbano, a menos de cem quilómetros da capital, Beirute, que David Lama descobriu um cenário mágico que o remeteu para as fabulosas imagens criadas em computador do filme Avatar, de James Cameron.

O local chama-se desfiladeiro de Baatara. É uma enorme gruta, atravessada por pontes naturais, com quedas de água de mais de cem metros de altura, arcos, reentrâncias e saliências, feitas de rocha que assume diferentes tonalidades.

Pelas palavras de Lama, dá para perceber como o alpinista se sentiu abençoado ao encontrar esta formação calcária do Jurássico: “Não é comum existir um local tão espetacular e ninguém o ter escalado antes”, comentou.

David Lama climbs the first ascent of Avaatara (5.14d) in the Baatara Gorge near Tannourine, Lebanon on June 18th, 2015.

Talvez não seja assim tão estranho que o jovem austríaco tenha sido o primeiro. Ele próprio admitiu que a descoberta de uma via de escalada foi uma tarefa “bem difícil”, pela fraca consistência das paredes.

Não por acaso, a rota por ele traçada se tornou, de imediato, a de maior dificuldade no Líbano. Ao entrar nesta aventura, com o apoio da Red Bull, David Lama disse ter sentido que escalada e arte, por vezes, se aproximam: “o fator criatividade foi essencial para conseguir criar a via”, justificou.

As imagens provocam arrepios, mesmo sabendo-se de antemão que o projeto que Lama batizou de Avaatara (mistura do nome do desfiladeiro, Baatara, com o filme Avatar) foi bem-sucedido e Lama está já a preparar o próximo desafio, no Nepal, país natal do pai.

Talvez essas raízes na região onde fica a montanha mais alta do mundo justifiquem a queda de Lama para as alturas. E o espírito aventureiro fora do normal.

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.