A água que se bebe por estas garrafas não tem sabor, mas parece

Uma garrafa para quem não gosta de beber água

Quem bebe sente sabor a fruta, embora a água não tenha sabor. O segredo está no olfato.

Se já há águas com sabor a fruta, por que razão criar uma garrafa que engana o paladar, parecendo saber a fruta quando, na verdade, sabe simplesmente a água?

A questão é que, deste modo, não há necessidade de acrescentar qualquer tipo de açúcar ou químico e, portanto, a água mantém-se saudável.

Foi esta a ideia que esteve na base da criação da garrafa Air-up, concebida por uma recém-criada empresa alemã, de Munique, que tem feito furor nas redes sociais.

“Quando a neurociência encontra o design”

Na realidade, a ideia nasceu na universidade, quando dois dos sócios fundadores, Tim e Lena (com a restante equipa da Air-up na foto em baixo), tiveram que fazer o protótipo de um produto que apresentaram os professores como “quando a neurociência encontra o design”. Sim, há ciência aqui no meio. Já lá vamos.

O que tem de especial esta garrafa (além do formato algo estranho) não é visível de imediato: ela permite incorporar uns aros especiais com cheiro a frutas no gargalo. Há as cápsulas de café, os inventores deste objeto, chamam às que criaram “cápsulas” de sabor, embora o aspeto seja o de um aro ou rodela.

Essas tais “cápsulas” são as responsáveis por criar no cérebro a ilusão de que se está a ingerir uma bebida com sabor.

“Sabor” a frutas, plantas, vegetais

Como? No site da marca explica-se então a ciência por detrás desta espécie de magia. Lê-se aí que “cerca de 80% do que percebemos como sabor, resulta, na verdade, do que estamos a cheirar” e que, ao contrário do que porventura a maioria das pessoas pensa, “a língua é apenas responsável por uma parte da experiência do sabor”.

A diversidade de sabores – perdão, cheiros – é grande. E já vai para lá das frutas. Continua a haver cheiro, por exemplo, a laranja, tangerina, mirtilo, pera ou goiaba. Mas há também cheiro a plantas, como a flor de sabugueiro, ou a vegetais, como o pepino. Há ainda “cápsulas” com cheiro a café.

Enfim, é difícil não se encontrar um cheiro de que não se goste. O que pode não ser tão agradável é o preço. A garrafa (feita em silicone) mais barata custa €34,95 e o conjunto de três “cápsulas,” que dá para cerca de 15 litros de água, começa nos €5,25.

Fotos: Air Up

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *