Queres um chocolate com holograma?

A invenção é de uma empresa suíça que aplica a tecnologia a diferentes suportes.

Sendo o chocolate um dos símbolos da Suíça, uma empresa tecnológica do país, a Morphotonix, decidiu aplicar a sua técnica de criação de hologramas ao alimento que provavelmente tem mais fãs em todo o mundo. 

Resultado: tabletes com imagens coloridas e tridimensionais sobre cada quadrado, tornando o chocolate ainda mais irresistível.

A empresa garante que nenhum aditivo é usado na receita do chocolate. Também não se trata de qualquer tipo de adesivo ou pintura. O segredo está no molde de policarbonato em que o chocolate é colocado. 

Este molde é feito seguindo uma técnica idêntica à utilizada para criar os hologramas presentes em objetos como bilhetes de espetáculo ou passaportes, em que funcionam como garantia de autenticidade (porque os hologramas não são fáceis de falsificar, ao contrário dos suportes impressos). 

As imagens tridimensionais, que nos dão a sensação de relevo e variam consoante a nossa perspetiva, são conseguidas por meio de uma técnica fotográfica peculiar que se serve de uma fonte de luz laser, de lentes e de um jogo de espelhos para registar um determinado objeto. 

A ilusão de realidade destas imagens é possível porque se faz o registo não só das diferentes intensidades de luz provenientes do objeto fotografado (como na fotografia convencional), mas também das ondas luminosas que são refletidas pelo objeto. Deste modo, consegue-se a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objeto iluminado, que permite formar as imagens tridimensionais.   

Quando é que o chocolate com hologramas chega ao mercado? Boa questão. A empresa que o inventou não faz chocolate, só cria a técnica para que este produto seja possível. Para o provarmos será preciso esperar que uma fábrica de chocolate o queira produzir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *