A NASA descobriu o local mais frio da Terra
É na Antártida, pois claro. Dirias que o recorde é de 65.2, 77.6 ou 93.3 abaixo de zero?
Quando se trata de conhecer a temperatura mais baixa alguma vez registada no planeta Terra há uma distinção a fazer entre os registos feitos diretamente por humanos e os registos feitos por satélites.
Quanto aos primeiros, o recorde permanece intocável desde 1983. Foi em julho desse ano que cientistas deslocados para a estação de investigação de Vostok (a cerca de 1300 quilómetros do Pólo Sul, em território russo, ainda hoje uma das mais remotas que existem no nosso planeta) mediram um valor que é difícil de imaginar para quem já se sente gelado quando os termómetros ficam perto dos zero graus centígrados: 89,2 graus centígrados abaixo de zero.
O novo recorde agora registado pela NASA diz respeito a temperaturas medidas através de satélites que orbitam a Terra.
100 graus centígrados abaixo de zero: não chega, mas anda lá perto
A temperatura que agora é notícia bate em apenas uma décima o registo de satélite anterior: a NASA mediu 93,3 graus centígrados abaixo de zero (o que equivale a -135,8 graus Farenheit) no cume de uma montanha do Planalto Antártico Oriental e divulgou o registo na sua página do Facebook em dezembro.
Antes deste último recorde, a fasquia estava em 93,2 graus centígrados abaixo de zero, desde agosto de 2010, mas o número só foi conhecido mais tarde, quando – como explica a própria NASA – uma equipa de cientistas do National Snow and Ice Data Center “vasculhou décadas de dados climáticos” obtidos por satélites.
A Agência Espacial Norte Americana acrescenta ainda que, nessa pesquisa, as temperaturas mais frias foram sempre registadas em pontos mais altos. Até aqui, nenhuma novidade, já que quanto mais se sobe mais fria costuma ser a temperatura.
Pior do que em Marte?
O curioso é que, dentro desses pontos altos, as temperaturas – verificaram os cientistas – são sempre mais baixas entre depressões (ou seja, em partes mais baixas em relação à envolvência) situadas perto do topo. A razão, avança ainda a agência norte-americana, é que “o ar frio relativamente denso estabelece-se aí e torna-se ainda mais gelado devido ao solo congelado”.
A revista Newsweek nota que estes 93,2 graus centígrados abaixo de zero de que agora se fala, conseguem ser um valor mais baixo do que algumas temperaturas registadas no planeta Marte que, como é sabido, está mais longe do sol do que o planeta Terra. No planeta vermelho, as temperaturas médias podem variar entre os 70 e os -220 graus Farenheit.
No tal post recente da NASA no Facebook a que já fizemos referência alguém escreveu que este East Antarctic Plateau seria o local ideal para abrir um coffe shop. Mas talvez essa não seja uma boa ideia: a 93,3 graus centígrados abaixo de zero, um ser humano sem equipamento especial não demoraria nem três minutos até ficar totalmente congelado.
Bem, poderia ser um coffe shop que só funcionasse no Verão quando algumas partes da Antártica, onde se situam todos os recordes de frio da Terra, aquecem e podem chegar aos 15 graus.
E, já agora, sabias que desde 2021 a Terra tem mais um oceano, o Antártico?
Foto: PxHere