Brit Awards: Harry Styles e Wet Leg lideram nomeações
Já se sabe que o melhor artista dos maiores prémios da indústria britânica será um homem.
Os Brit Awards foram um dos prémios que, recentemente, decidiram abdicar de ter distinção de melhor artista em função do sexo: ou seja, deixaram de ter um prémio para “o” melhor artista e um prémio para “a” melhor artista.
Algumas competições têm optado por criar categorias neutras em termos de género para garantir uma maior igualdade entre todos. Um porta-voz dos Brit Awards disse à BBC que, deste modo, se conseguia que os galardões fossem “ainda mais inclusivos, reconhecendo o trabalho excecional, mais do que como os artistas se identificam”.
Quando essa decisão foi anunciada, antes da edição do ano passado, houve quem manifestasse preocupação por pensar que, desse modo, as artistas femininas poderiam ser afastadas do prémio, conta também a BBC.
Uma edição no masculino
Se em 2022 essa preocupação ficou afastada, com Adelle e Little Simz a estarem entre os cinco nomeados para esse prémio, este ano, a preocupação voltou a fazer-se ouvir. Os cinco indicados à categoria de melhor artista são Harry Styles, Stormzy, Geore Ezra, Central Cee e Fred Again. Ou seja, não há nenhuma representante do sexo feminino.
Os artistas que estão nomeados em mais categorias são também dois homens: Harry Styles e Wet Leg. Ambos concorrem ao título de melhor álbum do ano com “Harry’s House” e “Wet Leg”; Wet Leg é também candidato a Grupo do Ano e Styles, como já referido, a “Artista do Ano”. O seu “As it Was” está entre os dez títulos que podem receber o distintivo de “Melhor Canção” de 2022 e os quatro que concorrem a “Melhor Artista Pop/R&B”. Já Wet Leg figura entre os cinco finalistas para conseguir o troféu “Melhor revelação” e “Melhor Artista de Rock Alternativo.
Confere, no final do artigo, a lista completa dos nomeados nas várias categorias.
O O2 Arena volta a brilhar
Já não faltam muitos dias para serem conhecidos os resultados. A cerimónia – que vai já para a 43ª edição – está marcada para o próximo dia 11 de fevereiro, em Londres.
E já foram revelados alguns dos nomes que vão atuar durante a festa. Harry Styles é um deles. Outros artistas com atuações ao vivo já confirmadas são as de Wet Leg, Flo e Sam Smith em dueto com Kim Petras.
O espetáculo dos Brit Awards volta a ter lugar no edifício futurista O2 Arena, em Greenwich (sudeste de Londres)que, com capacidade para acolher vinte mil pessoas, tem recebido concertos de alguns dos maiores artistas do mundo.
Foto: David Jones/Flickr
SABIAS QUE?
Ninguém conseguiu mais Brit Awards do que Robbie Williams, que já levou 18 para casa (13 a solo e cinco quando fazia parte dos Take That);
A primeira mulher a receber o galardão de Ícone Global, um dos mais prestigiados dos Brit Awards, foi Taylor Swift. A cantora foi também a primeira artista não britância a ter esse privilégio;
Aos 21 anos, Dave foi o artista mais jovem de sempre a receber um Brit Award. Foi em 2020, com o seu álbum de estreia, Psychodrama.