Para muitas pessoas, a menstruação ainda é um assunto tabu.

Por causa da menstruação, a Escócia foi notícia em todo o mundo

Tampões e pensos higiénicos passam a ser distribuídos gratuitamente nas escolas.

Para muitas pessoas, a menstruação ainda é um assunto tabu. Mas várias campanhas têm sido feitas para que deixe de o ser. Afinal, ter o período é algo de absolutamente natural.

A Escócia (que faz parte do Reino Unido, em conjunto com a Inglaterra, a Irlanda do Norte e o País de Gales) tem vindo a dar um passo de gigante nesta matéria.
Em 2020, uma deputada escocesa chamada Monica Lennon levou o tema da menstruação ao Parlamento. Queria acabar com aquilo a que chamou “pobreza na menstruação”.

Escolas e Câmaras Municipais: pontos de distribuição

Por haver muitas meninas, jovens e mulheres com dificuldade em adquirir pensos higiénicos e tampões, Lennon propôs uma lei para o Estado disponibilizar gratuitamente estes produtos a quem deles precise.

A “Lei dos Produtos para a Menstruação” foi aprovada logo naquele ano por unanimidade. Mas só no passado dia 22 de julho entrou em vigor.

Significa isto que, desde aquele dia, todas as escolas e autarquias estão obrigadas a disponibilizar gratuitamente estes produtos a todas as jovens e mulheres.

Os tabus e o estigma subsistem

A lei escocesa foi notícia um pouco por todo o mundo. Pôr os meios de comunicação a falar sobre o período e as questões que lhe estão relacionadas é também uma satisfação para a deputada escocesa que propôs a lei.

Os media têm o poder de dar visibilidade aos assuntos que tratam, pondo as pessoas a refletir sobre eles. Neste caso, abordar a menstruação pode levar a que se encontrem soluções para muitos dos problemas que, ainda hoje, lhe estão associados.

Em todo o mundo, milhares de mulheres sofrem mensalmente quando lhes vem período. As razões podem ser várias:

  • Económicas, por dificuldade em adquirir tampões e pensos higiénicos;
  • Culturais e sociais, porque em algumas comunidades ter o período significa ser obrigada a deixar de fazer coisas como tomar banho, cozinhar, ir à escola ou ao trabalho, o que pode afetar a dignidade, a autoestima e o rendimento escolar e profissional das mulheres;
  • De saúde, já que muitas mulheres têm dores fortes antes ou durante o ciclo menstrual. Não falar sobre o assunto pode, por exemplo, levar a que não procurem ajuda médica.

Um emoji para naturalizar a menstruação

Tornar mais naturais as conversas em torno do período para, deste modo, ajudar a desconstruir mitos e tabus, levou também a Unicode, responsável pela criação de novos emoji, a agir.

Emoji gota de sangue

Em 2019 foi criado um emoji gota de sangue, para simbolizar o período. O ícone surge na sequência de uma campanha assinada por milhares de pessoas no Reino Unido e levada a cabo por uma organização britânica que luta pelos direitos das crianças, a Plan International UK.

Até ao momento, a Escócia é o único país com uma lei do género. Outros países, como a Coreia do Sul ou a Nova Zelândia, estão a trabalhar para implementar leis semelhantes.

Estás de acordo com a existência desta lei? Portugal deveria trabalhar no mesmo sentido?

Foto: Vulvani/Creative Commons

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.