A nata do futebol de praia está em Espinho

 Damos-te algumas noções sobre este desporto nascido no Brasil para que não te sintas fora de jogo.

O futebol de praia é “carioca”. Nasceu no Rio de Janeiro, na areia mítica da Praia de Copacabana, com um certo “samba” nos passes.

É de uma beleza quase irresistível este futebol jogado com pés descalços – pelo cenário à beira mar, pelo improviso, pelas jogadas aéreas, por uma certa descontração e ‘fair play’ sempre presentes.

Talvez por isso, o futebol de praia, enquanto desporto profissional, tenha conquistado o mundo tão rapidamente. Ou talvez essa magia inexplicável do futebol (aqui praticado com equipas de apenas cinco elementos) fosse suficiente para alcançar tanta popularidade.

Ainda por cima, havendo tantas estrelas do desporto-rei rendidas aos encantos do futebol de praia: Cantona, Romário, Zico…

Hoje, o futebol de praia pratica-se em 75 países, sendo que as transmissões televisivas dos jogos mais importantes são vistas em 170 (as imagens da praia de Espinho nos próximos dias vão correr mundo).

Em 1998, nasceu a ‘Euro Beach Soccer League’ e não tardou muito para que a FIFA acolhesse a modalidade no seu seio.

O primeiro Mundial de Futebol de Praia já com a FIFA no nome realizou-se em 2005. Na Praia de Copacabana, como não poderia deixar de ser. (Os vencedores foram os franceses, que defrontaram os portugueses na final e, para surpresa geral, a equipa da casa, o Brasil, não passou das semifinais).

Mas antes da FIFA entrar em campo, houve outros Mundiais, organizados pela ‘Beach Soccer Worldwide’. O primeiro foi em 1995, três anos depois de terem sido oficializadas as regras do jogo, e, nesse, o Brasil foi campeão.

Aliás, o Brasil vai bem à frente em títulos mundiais: ganhou treze vezes, a Rússia duas (quem diria…), Portugal e França ganharam uma vez apenas.

A edição que se realiza até 19 de julho na Praia da Baía, em Espinho, é a 18ª a ser disputada entre seleções nacionais e a oitava organizada pela FIFA. A copa do Mundo de Futebol de Areia (é assim que os brasileiros lhe chamam e é bom lembrá-lo porque foram eles os mentores), já se realizou também em França, Itália, nos Emirados Árabes Unidos e no Taiti.

São 16 as seleções que vão disputar o título mundial:

Grupo A: Portugal, Japão, Argentina, Senegal;

Grupo B: Suíça, Omã, Itália, Costa Rica;

Grupo C: Brasil, México, Espanha, Irão;

Grupo D: Rússia, Paraguai, Taiti, Madagáscar.

No site oficial tens uma série de informações, notícias, entrevistas, podes participar dando a tua opinião e ver a transmissão dos jogos em direto.

Deixamos-te com um vídeo da ‘Beach Soccer Worldwide’, em que se explicam as principais regras do jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *