Já se jogam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

A 26ª edição dos CNU’s decorre em Lisboa até 24 de abril. Os vencedores vão à Croácia.  

O maior evento desportivo universitário nacional está a decorrer desde dia 17 de abril em Lisboa. 

A capital acolhe, pela primeira vez, o evento da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que cumpriu um quarto de século no ano passado. 

Há mais de 2000 atletas, divididos por 140 equipas de todo o país, em prova. 

São os melhores do desporto universitário e competem pelos títulos nacionais, masculinos e femininos, em dez modalidades: Andebol, Basquetebol, Corfebol, Esgrima, Futebol 11, Futsal, Judo, Rugby 7s, Voleibol e Taekwondo. 

Os vencedores irão representar Portugal em julho nos Jogos Europeus Universitários que, este ano, acontecem em duas cidades croatas, Zagreb e Rijeka.

Até ao dia 24 de abril, há jogos a decorrer em 16 espaços desportivos de Lisboa, sendo que o “palco” principal é o complexo do estádio Universitário de Lisboa. 

No site do evento podes ver o calendário das provas e há uma página do Facebook para ir seguindo as finais dos CNU’s a par e passo – procura por ‘cnu2016’.

Se não puderes ir assistir, fica a saber que a ‘Bola TV’ vai transmitir em direto as finais de quatro modalidades: Basquetebol Feminino (20 Abril, 16h30), Andebol Masculino (21 Abril, 16h – será que a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho vai ganhar pelo 8º ano consecutivo?), Futsal Masculino (21 Abril 18h) e Futebol 11 Masculino (22 Abril, 14h30).

Daniel Monteiro, presidente da FADU, diz que o deporto universitário tem vindo a conquistar cada vez mais espaço em Portugal e nota que o crescimento dos CNUs é evidente: “Existe hoje um conjunto mais alargado de entidades envolvidas, muitos mais clubes e Instituições de Ensino Superior a reconhecer o desporto universitário como uma prioridade para o desenvolvimento do estudante”. 

A prova do que Daniel Monteiro diz está neste artigo, onde tomamos o pulso ao desporto universitário em Portugal. 

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *