10 Dicas para ti que és ou queres vir a ser uma ‘Geek Girl’
Eventos, hashtags, sites, recursos on-line para quem adora tecnologia, informática, programação.
EVENTOS:
Só este fim-de-semana tens dois imperdíveis:
1) 30 de abril: Women Techmakers
Esta iniciativa tem o apoio da Google, que pretende chamar mais elementos do género feminino para o Google Developers Group. Entre as 15 e as 20 horas, no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, várias oradoras vão falar de programação, robótica, “debater e dinamizar a comunidade de mulheres ligadas a empresas e projetos de algum modo relacionado com as várias áreas da tecnologia”, conta Catarina Simões, da Last2Ticket, que também organiza o evento.
A entrada é grátis, tens apenas que fazer uma pré-inscrição.
2) 30 de abril: 33º Portugal Girl Geek Dinner Porto #PGGD33
O evento decorre entre as 10 e 30 e as 14 horas, na Bit | Sonae e é especial porque marca o 6º aniversário dos Girl Geek Dinner (GGD) em Portugal e porque celebra, também, o dia internacional ‘Girls in ICT’.
Como podes ler no site oficial, a ideia é “num ambiente relaxado e informal proporcionar um ambiente para networking e ao mesmo tempo ouvir uma ou duas apresentações dedicadas a um tema tecnológico ou de negócio”. Desta vez, as oradoras serão Isabel Paiva de Sousa, com a comunicação “Felicidade no Trabalho – o que depende de mim?” e Sabina Martins, “IT4IT”.
A entrada é livre, mas a pré-inscrição obrigatória.
3) 15 a 23 de outubro: Code Week
Este ano, Portugal vai receber mais uma ‘Code Week – Semana Europeia da Programação‘. No âmbito deste programa, vários voluntários promovem a programação informática e a literacia informática de uma forma divertida. A ideia foi lançada por jovens e realiza-se em mais de 36 países. Visita a página em português e segue o grupo Code Week Portugal no Facebook.
4) 7 a 10 de novembro: Web Summit
A ‘Web Summit’ é um evento de referência a nível de tecnologia, empreendedorismo e inovação na Europa. Para teres uma ideia, esperam-se mais de 40 mil participantes e haverá mais de meia centena de oradores. Visita o site oficial do evento.
SITES:
5) eSkills for Jobs’ 2015-2016
Encontras uma série de notícias, vídeos, oportunidades de formação na área tecnológica.
Trata-se de um programa da União Europeia que, em Portugal, é coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Objetivo? “Sensibilizar os cidadãos para a oportunidade que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) representam ao nível da empregabilidade”.
Neste site podes encontrar uma série de informação que te pode ser de grande utilidade. Na secção ‘ICT Studies and Careers’, instituições académicas e governamentais, empresas e organizações colocam oportunidades de formação, estágios, prémios e emprego nesta área em todo o mundo. Podes filtrar a pesquisa por área geográfica ou pelo tipo de oferta que procuras.
Já no separador ‘Get Inspired’ encontras informação sobre diferentes carreiras nesta área e testemunhos de outras mulheres que a escolheram como profissão. Tens, ainda, vídeos “inspiradores” e uma lista de links úteis neste campo, por exemplo, de sites onde encontras informação e cursos para aprenderes programação informática.
Este portal foi criado pela ITU – ‘International Telecommunication Union’ (União Internacional de Telecomunicações) -, uma agência das Nações Unidas especializada em tecnologias de informação e comunicação, que em 2010 estabeleceu a quarta quinta de abril como o ‘Dia Internacional das Mulheres na Tecnologia’ para incentivar jovens do sexo feminino a seguirem uma carreira no campo das TIC.
FERRAMENTAS PARA APRENDER A PROGRAMAR
Os sites que te indicamos em seguida foram sugeridos pela da engenheira informática Vânia Gonçalves, que trouxe os ‘Girl Geek Dinners’ para Portugal, na entrevista que deu ao JORNALÍSSIMO e que podes ler aqui: “Faz todo o sentido encorajar jovens raparigas para as TIC”.
7) Scratch
É um projeto do ‘Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab’, grátis, que “ajuda os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar de forma colaborativa”.
8) Tynker
Oferece cursos pagos de programação e ‘Minecraft Modding’ para crianças e jovens dos 7 aos 14 anos, em inglês.
9) CoderDojo
O CoderDojo é um movimento fundado na Irlanda, de âmbito internacional. Por todo o mundo, programadores voluntários oferecem-se para ensinar crianças e jovens entre os 7 e os 17 anos. Podes procurar o núcleo mais próximo de ti no site.
Em Portugal encontras núcleos em Abrantes, no Alentejo, em Braga, em Santa Maria da Feira, em Lisboa, nos Açores, no Porto e em Vila do Conde.
10) Learn IT, Girl
Juntar mulheres que queiram ensinar a programar (on-line) a outras mulheres que queiram aprender é o objetivo desta plataforma de mentoria.
HASHTAGS
10+1) Se gostas deste mundo, há três hashtags que te podem abrir portas para informação do teu interesse. A saber: #ptgirlgeek (do Portugal Girl Geek Dinner), #GirlsDigital e #Womenintech.
A PROPÓSITO, JÁ LESTE ESTAS 10 CURIOSIDADES SOBRE AS MULHERES NA TECNOLOGIA