As inscrições para a Universidade Júnior do Porto estão quase a abrir

Vai estudando a oferta porque há atividades que esgotam num ápice.

Estás dividido entre dois cursos? Tens uma ideia da área que pretendes seguir na universidade, mas gostavas de perceber melhor se é mesmo isso que queres? Ou estás tão perdido que nem podes ouvir mais pais e tios a perguntar o que queres estudar?

A Universidade Júnior da Universidade do Porto (UP) oferece, desde 2005, uma oportunidade única aos estudantes do 5º ao 11º ano (com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos de idade).

Entre 27 de junho e 22 de julho, tens a possibilidade de experimentar, por uma ou mais semanas, a vida de estudante universitário. Sem responsabilidade de exames ou avaliações.

A ideia é ter umas férias na Universidade, aprender, experimentar, conhecer, de uma forma lúdica, divertida.

Os monitores que vão acompanhar-te no programa são jovens estudantes universitários e investigadores da UP que, melhor do que ninguém, te vão poder falar do que é ser estudante universitário e daquilo que podes esperar de um determinado curso.

A Universidade Júnior da UP tem sido um verdadeiro sucesso e marcado a vida de milhares de jovens, vindos de todas as partes do país e até do estrangeiro.

Há mais de 5000 vagas, mas não deixes para a última hora a tua inscrição, porque há atividades que esgotam logo.

Este ano, as inscrições abrem de dia 26 para 27 de abril, de terça para quarta à meia-noite.

Entretanto, podes já registar-te no site (vais precisar de dados teus e do teu encarregado de educação) e ir estudando o programa deste ano para veres quais as atividades que mais te interessam. São tantas que a escolha pode não ser nada fácil.

A UP pensou numa solução para os estudantes que sejam de fora do Porto. A maior parte dos programas decorre de segunda a sexta entre as 9h30 e as 18 horas. Os participantes de fora têm um programa complementar, que inclui jantar e alojamento.

Cada semana na Universidade Júnior custa 75 euros (com material, seguro, almoço e lanche). Se vieres de fora e necessitares do programa extra (com jantar, alojamento e pequeno-almoço) o preço sobe para os 105 euros.  

Tens toda a informação no site da Universidade Júnior. É lá também que deves fazer o registo e inscrição.

Para teres uma ideia da oferta:

EXPERIMENTA NO VERÃO: 5º e 6º ANOS

– Há seis programas com a duração de uma semana, cada um deles com cinco atividades de várias áreas, organizados por Faculdades diferentes.

OFICINAS DE VERÃO: 7º e 8º ANOS

– Há também seis programas com a duração de uma semana. Cada um deles oferece um conjunto de cinco oficinas de áreas muito diversas. Por exemplo, o ‘Experimenta 3’ tem duas oficinas dinamizadas pela Faculdade de Ciências, uma dinamizada pela Faculdade de Belas Artes, outra pela Faculdade de Arquitetura e, outra ainda, pela Faculdade de Letras.

OFICINAS TEMÁTICAS: 7º e 8º ANOS

Enquanto as ‘Oficinas de Verão’ se dirigem a estudantes que ainda não sabem bem o que seguir, as ‘Oficinas Temáticas’, embora direcionadas à mesma faixa etária, destinam-se a alunos que já estão mais certos do caminho académico que pretendem.
São, por isso, programas mais específicos e de maior duração (duas semanas ou um mês). Se tomares esta opção, terás oficinas que duram mais do que um dia (ao contrário das ‘Oficinas de Verão’, em que há uma oficina diferente cada dia).


Podes escolher entre 11 oficinas diferentes. São elas: Bioinvestigadores; CSI: Cidade sob investigação; Oficina de Artes e Teatro; Oficina da Vida e da Saúde; Oficina de Artes: Técnicas de Impressão; Oficina de Artes: Serigrafia em Azulejo e Vidro; Oficina de Artes: Revelar (In)Visibilidades; Oficina de Artes Vidro e Escultura; Testar-me Cientificamente para me tornar Campeão; M&M’s da Psicologia e Oficina de Arquitetura: Mãos às Obras!.

VERÃO EM PROJETO: 9º AO 11º ANO

Enquanto os programas destinados a alunos mais novos oferecem atividades de duas ou mais áreas de conhecimento, os mais velhos têm atividades centradas num tema específico.

As 13 Faculdades da UP dinamizam projetos, sendo que algumas delas oferecem mais do que um programa (e nada te impede de te inscreveres em mais do que um, desde que as semanas não sejam coincidentes). Toma atenção porque alguns projetos exigem já ter completado o 10º ou o 11º.

Alguns exemplos? A Faculdade de Medicina tem um programa intitulado “Os campeões olímpicos: a junção da física com o desporto”; as Ciências da Nutrição e Alimentação convidam-te a uma “Viagem ao mundo dos alimentos”; a Faculdade de Ciências tem, entre os seus 15 projetos, um designado “PSI – Peixes sob investigação”; a Faculdade de Economia pisca-te olho assim: “Entra no mundo dos negócios e desafia os teus sócios”; “Fotografia Alternativa”, “DNA à lupa” e “Falar a brincar de coisas sérias” são outras três propostas, das Faculdades de Belas Artes, Medicina e Direito, respetivamente.


Podes, ainda, ser psicólogo (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação) ou jornalista por uma semana (Faculdade de Letras), fazer uma viagem pela química dos medicamentos na Faculdade de Farmácia, “Descobrir a mecatrónica” na Fauldade de Engenharia ou, ainda, ficar a saber que “De médico e de louco todos temos um pouco…” (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar).
Se estiveres inclinado para a Arquitetura podes, por exemplo, inscerever-te no “Projeta a tua casa no Porto”.

ESCOLA DE LÍNGUAS: 5º AO 11º ANO
Há, ainda, escolas de línguas, com a duração de duas semanas: Alemão, Espanhol, Francês, Galego, Inglês, Latim (níveis I e II). Os alunos de 9º, 10º ou 11º têm mais duas opções: grego e japonês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *