June 2003 in SaipanDoug HeltonWOD submission

Tens ideias para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos?

Se respondeste sim e tens entre 16 e 21 anos podes candidatar-te a ajudar na organização e a ser um “embaixador” da causa.

Cobrem dois terços da superfície da Terra, geram a maior parte do oxigénio de que precisamos para respirar, servem de habitat a mais de 200 mil espécies.

A riqueza dos oceanos é imensa. Foi para a homenagear e, simultaneamente, para ajudar a proteger e conservar os oceanos que, em 1992, o Canadá propôs um dia que lhes fosse dedicado, a nível mundial.

As Nações Unidas reconheceram 8 de Junho como o Dia Mundial dos Oceanos em 2008, apesar de ele já se celebrar desde 2002.

A entidade responsável pela promoção da data e coordenação das várias ações a nível global chama-se ‘The Ocean Project’ e trabalha em parceria com centenas de organizações mundiais, como a Ciência Viva, em Portugal.

Este ano, o ‘The Ocean Project’ vai selecionar dez jovens de todo o mundo para pertencerem a um Conselho Consultivo que irá ajudar esta entidade a dar ainda mais força ao Dia Mundial dos Oceanos.

No site oficial, lê-se que procuram “novas perspetivas, ideias e recomendações para desenvolver o evento a nível mundial”, não só no dia 8 de Junho, mas ao longo de todo o ano.

Os dez vencedores serão uma espécie de “embaixadores dos oceanos”.

Deverão promover a mensagem de preservação nas redes sociais, poderão ser convidados a participar como oradores em conferências, terão de organizar iniciativas no seu país de origem, trabalhar com uma rede de jovens de outros países. Oportunidades de aprendizagem e de contacto com especialistas desta área também não irão faltar.

Para participar é preciso ter entre 16 e 21 anos, um bom nível de inglês e uma boa capacidade de comunicação. Além de “mente aberta”, “respeito pelo ponto de vista dos outros” e, claro, uma grande paixão por oceanos.

Se achas que encaixas no perfil, consulta toda a informação necessária para te candidatares aqui. Atenção, porque o dia limite para enviares a candidatura é 20 de abril. 

Desejamos-te boa sorte e, se te quiseres inspirar, lê este artigo com Tudo o que precisas de saber acerca dos oceanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *