Um encontro com Camões e com muita História

Se te faltarem ideias para assinalar o 10 de Junho, aqui fica uma sugestão à altura: Museu dos Descobrimentos.

Quem vê de fora nem imagina o mundo que se esconde por detrás daquela fachada moderna entalada entre o casario típico de Miragaia, em frente à Alfândega do Porto.

No lugar onde outrora se construíram naus para partir à descoberta de outros mundos, surgiu há pouco mais de um ano um museu que te conta a história dos Descobrimentos Portugueses, com a interatividade que falta aos livros de história.

Atores a desempenhar o papel de personagens históricas, guias vestidos como gente da época, cenários grandiosos com figuras à escala real. Aqui e ali, quase nos sentimos dentro de alguns cantos d’ “Os Lusíadas”.

Quando embarcamos nas naus (há mesmo uma viagem por água que nos levará pelas paragens longínquas onde os portugueses chegaram), lá está o Velho do Restelo e a sua “voz pesada” a recordar-nos os perigos do desconhecido.

E mais à frente, o Cabo das Tormentas e o gigante Adamastor que quase nos engole num túnel de vários metros que simula uma forte tempestade. Damos por nós a dizer, qual homem do leme n’ “O Mostrengo” de Fernando Pessoa: “Aqui ao leme sou mais do que eu, sou um povo que quer o mar que é teu”.

O inferno passa e já nos sentimos na companhia de Vasco da Gama, chegando com ele à Índia. Muitas outras paragens se seguem: Timor, China, Macau, Japão, Brasil… De cenário para cenário, as temperaturas, os cheiros, os animais (uns falsos, outros de verdade, como as aves), facilitam-nos a ilusão.

A viagem que recria a Epopeia dos Descobrimentos é o final da visita. O início reserva um espaço museológico multimédia, com ecrãs táteis e globos 4D que nos falam de navegadores, cartografia da época, instrumentos de navegação, mitos…

Noutras salas, vê-se como eram os estaleiros onde as naus eram construídas, espreita-se o interior de uma para ver de perto como era a vida a bordo.

Enfim, um verdadeiro reencontro com a nossa história, com espaço para heróis e anónimos, narrada com a ajuda de escritores, poetas e dramaturgos que sobre ela se debruçaram.

Podes encontrar todas as informações úteis (horário e preços) na página oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *