Sabias que os Jogos Paralímpicos têm origem no pós-guerra?

Em 1948, em Inglaterra, um médico criou uma competição desportiva com o intuito de reabilitar soldados feridos durante a II Guerra Mundial.

Os primeiros Jogos Paralímpicos realizaram-se em Roma, em 1960 (podes ver uma foto da cerimónia de abertura desse ano aqui) e, desde então, acontecem, tal como os Jogos Olímpicos, a cada quatro anos. 

No entanto, só a partir de 1988 (em Seul), estes Jogos passaram a acontecer na mesma cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos.

É preciso, no entanto, recuar mais alguns anos para encontrar a origem dos Jogos que, este ano, se realizam pela primeira vez na América do Sul. 

O primeiro evento desportivo dirigido a pessoas portadoras de deficiência aconteceu em 1948, no período que se seguiu à II Guerra Mundial.

Nesse ano, Ludwig Guttman, um médico alemão que trabalhava no Reino Unido, em Stoke Mandeville, decidiu criar uma competição destinada aos soldados que tinham ficado feridos durante a II Guerra Mundial. 

Guttman viu no desporto uma forma de reabilitar estes combatentes e, em Julho de 1948, no dia em que começavam os Jogos Olímpicos de Londres, ele realizou os primeiros jogos para pessoas com deficiência. 

A primeira edição deste evento – os Jogos de Stoke Mandeville -, dirigiu-se apenas a atletas em cadeira de rodas. Nas edições seguintes, a competição foi sendo aberta a pessoas com outros tipos de deficiência e, também, a atletas de outros países. 

E assim nasceu o movimento paralímpico, que ganhou o seu comité em 1989 e tem sede na Alemanha, o país onde, já em 1888, surgiu (em Berlim) o primeiro clube desportivo para portadores de deficiência.

És capaz de dizer o porquê de Paralímpicos em vez de Paraolímpicos? Damos-te a resposta neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *