Diz-se Jogos Paraolímpicos ou Jogos Paralímpicos?

Há um ‘o’ a gerar muita polémica por estes dias. E a versão oficial desagrada aos linguistas.

Se, para esclareceres a dúvida, fores pesquisar o site oficial dos Jogos, a resposta que encontras é: Paralímpicos – Jogos Paralímpicos Rio 2016. A instituição desportiva nacional segue a mesma grafia – designa-se Comité Paralímpico de Portugal.

Ora, se as entidades oficiais assumem esta designação isso significa que “Paralímpicos” é a forma correta? Pois, pode não ser assim forçosamente.

A opção por “Paralímpicos” em detrimento de “Paraolímpicos” não foi feita por especialistas em língua portuguesa. Foi, em vez disso, uma orientação do Comité Olímpico Internacional que quis uniformizar o termo “Paralímpicos”, usado pela maioria dos países e, desde logo, pelo próprio ‘International Paralympic Committee’.

Em Portugal, a questão levantou dúvidas ao Instituto Português do Desporto e Juventude que, já em 2004/2005, consultou a AiT (Associação de Informação Terminológica) para saber qual a forma correta.

A linguista Margarita Correia respondeu, como informa nesta página o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, defendendo o uso de “paraolímpico” e desaconselhando “vivamente” a outra forma, pois – explicou – “paralímpico” é uma designação “violadora da estrutura do português” e pouco “transparente”.

Mesmo assim, o Comité Português haveria de designar-se desde o início como “Paralímpico”, ao contrário do brasileiro que adotou inicialmente a forma “Paraolímpico”, tendo sido forçado a alterar o nome para “Paralímpico” em 2011 (não sem críticas de muitos linguistas do lado de lá do Atlântico, que se opunham a esta “globalização da palavra”).

Margarita Correia explicava, ainda, que o termo ‘paralímpico’ vem do inglês e cita o ‘Oxford English Dictionary’, segundo o qual a palavra resulta de ‘Para(plegic) + (o)lympics’.

Já o site do Comité Paralímpico Internacional oferece outra explicação para o termo, ao escrever que tem origem na preposição grega “para” (“ao lado” ou “ao lado de”) e na palavra “Olímpico”. Especifica que o significado de “Paralímpicos” é “Jogos paralelos aos Olímpicos, ilustrando a forma como os dois movimentos acontecem lado a lado”.

Convém, no entanto, não esquecer o “O”, que fica de fora da versão ditada pelas instâncias desportivas internacionais – vem de Olímpia, a cidade grega onde se realizaram os Jogos Olímpicos na Antiguidade e que é responsável pela designação desse grande evento desportivo que acontece de quatro em quatro anos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *