O Icehotel está quase a abrir portas

Ninguém gosta de frio na hora de dormir, mas passar a noite num quarto feito de gelo e neve é outra história.

Há 26 anos que, em Jukkasjärvi, uma pequena localidade bem no norte da Suécia, a história se repete: quando o frio chega, em outubro, põem-se mãos à obra para erguer um hotel único, que fica pronto em dezembro e poucos meses mais tarde, em abril, começa a derreter.

De ano para ano, o Icehotel é, por isso, diferente. Em cada edição, artistas de todo o mundo submetem projetos para construir um quarto com paredes, teto, cama e decoração feitos quase exclusivamente de água (se vires o vídeo da construção de um dos quartos no final deste texto percebes o “quase”).

 

Este ano, houve 130 candidaturas. Os autores das 40 que convenceram o júri estão desde outubro no local, a dar forma às suas ideias, com a ajuda de técnicos de iluminação e construtores especializados neste material tão particular.

O mais antigo hotel de gelo do mundo inaugura, pela vigésima sexta vez, esta sexta-feira, dia 11 de dezembro. Cada um dos quartos tem tanto de efémero como de mágico. Se assim não fosse, quem estaria na disposição de pagar para passar uma noite num compartimento em que o termómetro marca cinco graus abaixo de zero?

Mas, o Icehotel acaba por ser bem mais do que um hotel. É uma verdadeira atração turística. Além dos corajosos hóspedes que pernoitam entre paredes geladas, 50 mil pessoas de todo o mundo visitam-no anualmente, como se visita um monumento, durante o dia.

Muitas, tomam uma bebida em copos de gelo no bar ou comem em pratos, também eles gelados, no restaurante do hotel. Todos ouvem o guia explicar como é possível erguer uma estrutura assim.

Quem por lá passa, fica com um uma palavra gravada na memória: Torne, o nome de um dos últimos rios selvagens que corre na Europa. Passa mesmo ao lado do hotel. No Inverno, quando as suas águas congelam pode então começar-se a construir o hotel. O gelo é extraído diretamente do rio e colocado em moldes de aço.

Podes ter uma ideia dos passos seguintes no vídeo que se segue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *