Rodas para quê? Este skate voa

O ‘Lexus Hoverboard’ foi testado em Barcelona, num parque construído especialmente para ele.

Se te estás a perguntar a ti próprio “Onde é que eu já visto?!”, nós dizemos-te: foi no cinema, no “Regresso ao Futuro 2”.

O filme serviu de inspiração aos criadores deste skate voador, desenvolvido no último ano e meio por cientistas, na Alemanha, com o financiamento da marca de automóveis de luxo Lexus.

Comecemos pelas boas notícias. O ‘Lexus Hoverboard’ é uma revolução no mundo do skate. O campeão Ross McGouran, convidado pela Lexus para experimentar a invenção, disse à imprensa que, para se pôr em cima dele, teve de aprender tudo de novo. Pela quantidade de tombos (vê o vídeo no final deste artigo) dá para perceber que andar sobre este skate futurista não é mesmo nada fácil.

Um diretor da Lexus comparou a experiência a equilibrar-se numa prancha em cima de água. Talvez os surfistas tenham facilidade em subir ao ‘Lexus Hoverboard’…

O segredo deste skate está na tecnologia de levitação magnética, que permite à prancha elevar-se alguns centímetros acima do solo (ou mesmo da água, como se vê no filme).

O skate funciona com supercondutores que são arrefecidos graças a depósitos de nitrogénio líquido. Quando alcançam uma temperatura de -197 graus centígrados, a prancha está pronta a voar – o fumo que vês resulta da evaporação daquele composto químico.

Para que o skate voe, no entanto, é preciso uma pista criada especialmente para o efeito, com ímanes. Só assim se cria o campo magnético que faz o skate flutuar.

A má notícia é essa. Só existe um parque preparado para se poder “voar” nesta tábua e fica na capital da Catalunha, em Espanha. Foi em Barcelona que todos os vídeos que mostram este skate em ação foram gravados.

Ou seja, tão cedo não deveremos ver alguém a voar num Lexus Hoverboard perto de nós e não se sabe quando poderemos testar algo do género. A marca já anunciou que não irá desenvolver o produto.

O super skate parece ser mais uma estratégia da Lexus para se posicionar como líder em inovação e tecnologia noutro campo: o dos automóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *