Tens dúvidas? Pergunta ao WolframAlpha

É uma espécie de Google, mas mais centrado nos números. Até resolve equações.

Enquanto quando fazes uma pesquisa no Google, o motor de busca te devolve as páginas onde podes encontrar informação sobre determinado tópico, o Wolfram Alpha (WA) responde a tudo aquilo que lhe perguntas mais diretamente.

Bem, tudo, tudo não (nós pedimos-lhe uma receita de bolo de chocolate e ele deu-nos, antes, informações sobre calorias e afins), mas quase.

Apesar de não parecer dado a culinárias, o WA é craque em muitos outros campos. Podes perguntar-lhe variadíssimas coisas.

Introduz uma equação e o portal resolve-a de imediato por ti; apresenta-lhe dados e ele transforma-os em gráficos; pergunta-lhe sobre pessoas, acontecimentos históricos, cidades e vais ter uma data de dados interessantes.

O WA pode dar-te uma boa ajuda na hora de estudar, mas também em momentos de lazer. Interagir com ele, é divertido.

Experimenta, por exemplo, pedir-lhe que te conte uma anedota. Vai fazer-te rir de certeza. Podes ir mais longe, até: pede-lhe uma piada específica, sobre informáticos, matemática, história..

Se escreveres ‘Facebook Analytics’ no campo de pesquisa e fizeres login na tua conta, o WA apresenta-te uma série de informações e estatísticas sobre o uso que fazes da rede social bem engraçadas – isto se não tiveres o nível de privacidade mais elevado.

Se tiveres, entretém-te antes a saber em que ano o teu nome foi mais escolhido para batizar recém-nascidos.

Enfim, o fantástico, no WA, é que se serve de todos os dados espalhados pela Internet para te dar uma resposta, de forma muito esquemática.

Digamos que é genial, como o seu fundador, Stephen Wolfram, um londrino de 57 anos que escreveu o seu primeiro artigo científico aos 15 e concluiu o doutoramento em Física Teórica pela ‘Caltech’ aos… 20 anos!

Melhor, só se tivesse versões noutras línguas além do inglês e, em alguns campos (como personalidades – não sabe quem é Afonso Henriques), não estivesse tão centrado nos Estados Unidos.

Deixemo-nos de conversas. Tens o link para o WA aqui e o melhor é mesmo passares uns minutos a entender todas as potencialidades.

Se quiseres conhecer a mente brilhante do seu fundador, assiste à conferência TED que deu.

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.