Quanto tempo demoraria um vampiro a sugar-nos o sangue?

Jovens cientistas britânicos fizeram os cálculos. Antes de leres, tenta adivinhar.

É científico, mas não é ficção científica, apesar da ideia deste estudo ter surgido a partir da sétima arte, mais propriamente, do 85º aniversário de um clássico do cinema: “Drácula”.

Para prestarem homenagem ao filme, estudantes do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Leicester, no Reino Unido, aplicaram os conhecimentos em dinâmica de fluídos para calcular quanto tempo levaria um vampiro a sugar a um humano sangue suficiente para o deixar “ko”.

Não vamos manter mais o suspense: seriam necessários seis minutos e quatro segundos. Nesse tempo, a vítima, atacada no pescoço (na carótida, o alvo dos vampiros), ficaria sem 15% do seu sangue, a quantidade suficiente para afetar seriamente o sistema circulatório de um ser humano e por em causa o coração.

Como estamos a falar de um estudo científico, convém especificar o método seguido pelos autores, que publicaram os resultados num jornal de ciência destinado a estudantes, o ‘Journal of Physics Special Topics’, em que os cientistas em formação são convidados a puxar pela “veia” criativa e a aplicar a física a questões tão surreais como estas. Sem descurar a parte científica. 

A aorta, a principal artéria do corpo humano, divide-se em cinco grandes ramificações. Os investigadores centraram-se apenas numa, a carótida, e calcularam a velocidade a que o sangue circula através dela.

Como podes ler no site Phys.org, os jovens investigadores tiveram de estudar, em seguida, a forma como varia a pressão do sangue nas artérias em relação à pressão atmosférica e estabeleceram um valor fixo para a diferença de pressão.

Por fim, estabeleceram uma média para a quantidade de sangue de um ser humano: cinco litros. O sangue sugado pelo vampiro seria, portanto, 0,75 litros. Tiveram, também, de estimar a medida da abertura feita no pescoço pelos dentes do vampiro (consideraram furos de 0,5 milímetros).

Assim chegaram aos tais 6,4 minutos, uma curiosidade que Béla Lugosi, o ator húngaro que encarnou o papel de Drácula no filme de 1931 da ‘Universal Pictures’ gostaria certamente de conhecer. Lugosi, o homem, faleceu em 1956, mas o Drácula continua vivo, como podes ver no ‘trailer’ do filme com que te deixamos.

E já que estivemos a falar de dinâmica de fluídos e de física, sabes QUE DISTÂNCIA CONSEGUEM ALCANÇAR AS GOTÍCULAS DE UM ESPIRRO?

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.