Notas à solta em Setúbal
De música, bem entendido. Até domingo, a cidade acolhe um Festival que junta nomes conceituados a muitos jovens artistas.
Na igreja, na galeria, no coreto, nas praças e nos largos, nos Paços do Concelho, no Auditório, no Fórum. Não vai haver sítio que escape à quinta edição do Festival de Música de Setúbal, que terá, até, um desfile musical.
No Sábado, às 11 e 30, mais de mil jovens, das escolas e de grupos comunitários do concelho, munem-se de instrumentos de percussão e espalham ritmo e alegria pela avenida central da cidade.
Este ano, o tema do Festival é o clima e o tempo. A temática foi trabalhada pelos músicos envolvidos, entre os quais os do “Ensemble Juvenil Setúbal”. A formação musical é a grande novidade do Festival. Surge como a evolução natural do trabalho realizado ao longo dos últimos anos.
Desde o início do FMS, em 2011, houve sempre a preocupação de envolver a comunidade local. O Ensemble reúne os jovens mais talentosos da zona, espelhando a diversidade cultural do concelho. Na música que tocam, combinam-se assim sons de diferentes famílias – percussão africana, jazz, música clássica… – e há espaço para intérpretes com necessidades especiais.
Entre os músicos conceituados que vão passar por Setúbal este fim-de-semana estão o guitarrista Pedro Jóia, o violinista anglo-sueco Hugo Ticciati, o trombonista John Kenny e o seu ensemble de metais Pandora’s Box ou o duo João Paulo Esteves da Silva e Ana Brandão (piano/canto).
Espreita o programa completo aqui.