Aleluia! Inventaram cebolas que não fazem chorar
A descoberta é reclamada por uma empresa japonesa, que até já tinha ganho um ‘Ig Nobel Prize’.
Se depender de um dos maiores grupos alimentares japoneses, o ‘House Food Group’, essa história de haver choro diário nas cozinhas por causa das cebolas vai terminar.
Os cientistas que trabalham para a empresa descobriram uma forma de bloquear as enzimas que a cebola liberta ao ser cortada, responsáveis pelo choro, e dizem ter produzido uma “cebola livre de lágrimas”.
É o que se chama cortar o problema pela raiz. Apesar de o anúncio já ter sido feito em março, a fórmula para a produção deste vegetal mágico que os cozinheiros aguardam ansiosamente não foi desvendada. Tratar-se-á de um OGM?
Os responsáveis pela empresa também não deram ainda resposta à pergunta que toda a gente quer ver respondida: quando vão essas cebolas estar à venda no mercado?
O ‘House Food Group’ já tinha sido distinguido em 2013 com um ‘Ig Nobel Prize’, um galardão atribuído a “descobertas que fazem rir e depois pensar”, quando descobriu o processo bioquímico que justifica a produção de lágrimas ao cortar cebolas.
Produzir a cebola sem a tal enzima é mais um passo que, se não faz rir propriamente, pelo menos evita chorar. Será que lhes vai dar direito a novo ‘Ig Nobel’?