Às vezes, os leões também vão ao dentista

Aslan, um leão branco da África do Sul, é certamente o primeiro da sua espécie a fazer implantes dentários.

Os leões brancos, como Aslan, já são difíceis de encontrar no estado selvagem.

Aos 9 anos, este grande felino é um dos 27 que Kevin Richardson – o homem conhecido por sussurrar ao ouvido dos leões – tem na sua reserva da vida selvagem, perto de Pretória, na África do Sul.

Aslan vive lá praticamente desde que nasceu e mantém com Richardson uma relação parecida à que um gato pode ter com o seu dono.

Formado um Anatomia e Fisiologia, Richardson tem sido protagonista de vários documentários pela “relação de amor, compreensão e confiança” que estabelece com os seus leões.

Foi-lhe, por isso, fácil notar a alteração de comportamento que a perda de dois caninos e uma infeção dentária estavam a provocar a Aslan.

Não era para menos. Como lembrou à revista Paris Match o homem que trata os felinos por tu, “para um leão os caninos são fundamentais para caçar e para transportar a presa morta”. A vida de Haslan não estaria em risco – na mesma entrevista, Richardson lembra o forte instinto de sobrevivência animal e a capacidade de adaptação – mas assim ficou facilitada.

Se hoje Aslan voltou a comer e a caçar normalmente, junto dos seus companheiros de parque, deve-o a uma marca de fixadores de próteses dentárias.

O que para a Fixodent foi provavelmente uma operação de marketing, para Aslan foi uma operação cirúrgica que lhe devolveu o prazer de viver. E sem ter de usar fixadores.

Daqui para a frente, o leão com um nome a fazer lembrar “As Crónicas de Nárnia” será, certamente, mais cuidadoso a devorar as suas presas. Richardson desconfia que a fera perdeu pelo menos um dos caninos enquanto comia a carcaça de um animal duro de roer.

No vídeo seguinte podes ver a história de Aslan, como foi levado para a clínica e depois regressou a casa. Mas, atenção, as imagens da operação podem chocar os mais impressionáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *