Polvo escondido sem tentáculos de fora

Um mergulhador foi surpreendido por um molusco totalmente camuflado no mar das Caraíbas. Vê o vídeo.

Para os polvos, o Carnaval dura todo o ano. Quando se sentem ameaçados, usam a camuflagem como arma de defesa e fazem-no de forma magistral. São capazes não só de mudar a cor, como a própria textura, passando totalmente despercebidos aos predadores.

Jonathon Gordon, um praticante de mergulho, teve um momento inesquecível quando, em janeiro, andava a filmar as profundezas das águas quentes das Caraíbas. Fixou o olhar (e a câmara) numa concha que lhe despertou a atenção e foi surpreendido por um polvo que se confundia com o fundo marinho.

SUPER PODERES

No vídeo que postou no YouTube, já visto por mais de dois milhões de pessoas, explica que “só se apercebeu do polvo quando estava aproximadamente a um metro de distância”.

Gordon ainda teve o privilégio de assistir a outra habilidade característica destes moluscos cefalópodes, que consiste em aumentar de tamanho para parecem mais intimidantes aos olhos de possíveis inimigos, como as moreias.

Se esta estratégia não resultar, os polvos têm ainda um “plano C”, que o mergulhador teve a sorte (ou o azar?) de não presenciar. Antes de se porem em fuga a grande velocidade, os polvos lançam uma tinta escura que dificulta a vida a quem os queira apanhar.

CURIOSIDADES:
– Há 150 espécies diferentes de polvos;
– o tamanho destes moluscos varia entre os cinco centímetros e os seis metros;
– o polvo comum tem, em média, 70 centímetros de comprimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *