O passado misterioso dos botões

Alguma vez paraste para pensar por que razão as camisas de mulher e de homem têm os botões em lados opostos?

Os botões das peças de roupa feminina estão do lado esquerdo, os das peças masculinas do lado direito. Até aqui, nenhuma dúvida. Uma palavra mais e tudo muda: porquê?

O exercício de pensar o que pode estar na origem desta diferença de género patente no vestuário é, no mínimo, divertido.

Há teorias para todos os gostos e cabe a cada um pensar em qual lhe faz mais sentido (se é que alguma faz). Umas justificam a posição dos botões com damas de companhia, outras com bebés, outras ainda com guerra e cavalos.

Comecemos pelas senhoras. Há quem relacione os botões com os filhos. Segundo esta versão da história, os botões estariam do lado esquerdo, pois normalmente as mães seguram os filhos com o braço esquerdo para ter a mão direita livre. Ora, abotoar e desabotoar com a mão direita torna-se mais fácil se os botões estiverem do lado esquerdo da camisa ou do casaco.

Já os homens teriam os botões do lado oposto, o direito, por este tipo de fecho ser muito usado na indumentária de guerreiros. Como a mão direita devia estar sempre disponível para pegar na espada ou na pistola, os botões colocados à direita tornavam mais fácil a tarefa de os apertar ou desapertar com a mão esquerda.

Voltando a elas. Outra hipótese muito difundida é a de que os botões eram um acessório de luxo. As mulheres que começaram a usá-los tinham damas de companhia que as ajudavam a vestir-se. Assim sendo, a localização à esquerda tornava mais simples a tarefa às ajudantes que se colocavam à sua frente.

Há, pelo menos, mais outra hipótese, a tal em que entram os cavalos. Os defensores desta teoria argumentam que quando, antigamente, as mulheres andavam a cavalo, se sentavam com as pernas juntas do lado esquerdo do animal. Tendo a parte direita da camisa a sobrepor-se à esquerda, estavam tranquilas pois sabiam que, com o trote, a circulação do ar não lhes pregaria nenhuma partida, mostrando mais do que o desejável.

Com dúvidas? Nós temos uma certeza: nos próximos tempos, vestir uma camisa vai dar-te muito que pensar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *