OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O que significa o ‘i’ dos produtos da Apple?

A propósito do lançamento do iPhone7 fomos à procura da resposta. Steve Jobs deu-a em 1998.

‘iPhone’, ‘iPad’, ‘iPod’, ‘iTunes’, ‘iMac’… Fartamo-nos de falar deles, sabemos que o ‘i’ é uma espécie de apelido para os produtos da família ‘Apple’, mas será que sabemos o que quer exatamente dizer este ‘i’?

A propósito do ‘iPhone7’, lançado há dias em Portugal, fomos saber o porquê do ‘i’. Conhecendo os produtos da ‘Apple’ e a mente prodigiosa de Steve Jobs, sabíamos que tinha de haver uma razão…

E há. Sim, é de ‘internet’, antes de tudo. Mas não é só de ‘internet’. O ‘i’ tem mais do que um significado. É um ‘i’, também, de ‘individual’, de ‘instruct’, de ‘inform’ e, ainda, de ‘inspire’ (indivíduo, instruir, informar, inspirar).

Este slide que aqui vês foi retirado de um interessante vídeo do ‘YouTube’, que mostra um Steve Jobs ainda sem cabelos brancos a apresentar o ‘iMac’ original, em 1998. No minuto 16:34 aparece o slide com a “chave” do mistério. 

Jobs dizia, nessa ocasião, que o ‘iMac’ resultava da “união entre a emoção da Internet com a simplicidade da Macintosh” e que a ‘Apple’ dava assim resposta àquele que era o uso número um que os consumidores pretendiam de um computador: “ligar-se à Internet de forma simples e rápida”.

É interessante ouvir as palavras de Steve Jobs hoje, a esta distância, e ver a forma rápida como este mundo das novas tecnologias evoluiu. Consegues imaginar-te a viver sem internet?

Há uma resposta que não conseguimos encontrar… Por que razão a Apple não batizou com o seu ‘i’ tão caraterístico produtos como o ‘Apple Watch’ ou a ‘Apple TV’?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *