Agosto: um mês em cheio para o desporto nacional
Pichardo, Pimenta, Kevin Santos e o jovem Diogo Ribeiro foram alguns dos vencedores.
Para quem gosta de desporto, o mês de agosto foi cheio de competições para seguir atentamente.
E a prestação dos atletas nacionais teve um saldo muito positivo.
Comecemos pelos Europeus de Natação, que decorreram em Roma e foram mesmo os melhores de sempre, em termos de resultados, para a equipa nacional.
Medalhas foram duas: a de bronze, de Gabriel Lopes, nos 200 estilos e a de Diogo Ribeiro, de bronze também, nos 50 mariposa. Até este ano, Portugal só tinha conquistado outras duas medalhas em Europeus: a prata de Alexandre Yokochi nos 200 bruços em Sofia 1985 e o bronze de Alexis Santos nos 200 estilos em Londres 2016.
Uma prestação aquática memorável
Além destes dois lugares no pódio, a prestação portuguesa nestes Europeus de Natação destacou-se, ainda, pelo número de nadadores que conseguiu chegar a finais (foram dez, quando nos 23 Europeus de Natação anteriores em que Portugal participou, o máximo de presenças em finais tinha sido 5), a meias-finais (com 9 presenças) e pelo número de novos recordes nacionais absolutos.
Entre os dez nadadores que integravam a comitiva portuguesa, o jovem Diogo Ribeiro, de 17 anos, confirmou-se como uma grande promessa da natação em Portugal. Em declarações à Federação Portuguesa de Natação, o nadador do Benfica disse mesmo ter vivido “um sonho” em Roma. Referia-se ao bronze, é claro, mas também ao estar ao lado dos melhores do mundo (era o mais jovem entre os nadadores da final) e aos recordes nacionais que conseguiu bater nos 50 metros mariposa – na eliminatória, na meia-final e na final (23,07 segundos) – e nos 100 metros mariposa (51,61 segundos).
Quem também conseguiu uma medalha para Portugal, nos Europeus de Natação, foi Angélica André. A atleta foi bronze nos 10 km de águas abertas. E por pouco não conseguiu o bronze, também, nos 5 km da mesma prova, tendo ficado em quarto lugar.
Já nos Europeus de Natação Masters, os portugueses trouxeram de Roma mais três medalhas: a madeirense Susana Gomes ganhou o ouro prova dos 100 metros mariposa no escalão 45-49 anos; Pedro Miguel Silva (escalão 25-29 anos) conquistou o ouro no escalão A; Adriano Niz (escalão 35-39 anos) subiu ao pódio no terceiro lugar pela sua prestação na final dos 400 livres.
Europeus de Atletismo
Nos Europeus de Atletismo, que decorreram em Munique, na Alemanha, o atleta Pedro Pablo Pichardo, que em 2021 ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, venceu a final do triplo salto, sagrando-se Campeão Europeu da modalidade. Portugal já tinha conquistado esse título em 2018, com Nelson Évora.
Auriol Dongmo conseguiu também uma medalha para Portugal nos Europeus de Atletismo deste ano. Os 19,82 metros que alcançou no lançamento do peso feminino valeram-lhe a prata.
Europeus de Canoagem
No Campeonato da Europa de Velocidade e Paracanoagem que, tal como os Europeus de Atletismo, teve lugar em Munique, na Alemanha, Portugal conquistou uma mão cheia de medalhas.
Só Fernando Pimenta subiu três vezes ao pódio: recebeu o ouro em k1 5000m, a prata em k1 1000m e o bronze em k1 500m. Estes últimos Europeus de Canoagem ficaram ainda marcados pela prestação de Kevin Santos, que se sagrou campeão europeu de k1 200m. E, na paracanoagem, há também a registar a medalha de bronze na classe VL2, conseguida por Norberto Mourão.
Foto: Federação Portuguesa de Natação; Federação Portuguesa de Atletismo; Federação Portuguesa de Canoagem