Com um pé em 2023 e outro em 2024
O YearCompass faz-te perguntas para fazeres um balanço do ano que passou e planeares o próximo.
Vamos diretos ao assunto, porque 2023 está mesmo a terminar e o tempo escasseia:
- Qual foi a decisão mais sábia que tomaste em 2023?
- E a maior lição que aprendeste?
- O que é que querias ter feito em 2023 e não fizeste?
- E do que fizeste, o que te deixa mais orgulhoso?
Eis quatro das muitas perguntas que um caderninho – pronto a imprimir ou a ser preencido online, gratuitamente – coloca para te pôr a refletir quer sobre o que foi para ti o ano que está a acabar, quer sobre como queres que seja o ano que está aí à porta.
Algumas frases para completares que encontras no YearCompass (é o nome deste caderno, traduzido em 52 línguas!) para refletir sobre 2024 são:
- Este ano eu não procrastinarei mais em…
- Este ano eu aconselho-me a mim mesmo a…
- Este ano será para mim especial porque…
Se aceitares o desafio tens aqui o link para o YearCompass, em português ou em inglês.
Este caderninho foi criado na Hungria, em 2012, por um grupo de colegas de trabalho e amigos. Difundiram o projeto online e foi um verdadeiro sucesso. Desde então, ano após ano, fazem uma versão atualizada do YearCompass e disponibilizam-na online. Segundo eles, já milhões de pessoas fizeram o download e centenas voluntariaram-se para o traduzir para diversas línguas.
Há até quem organize sessões em grupo para preencher este caderno, como o espaço de aconselhamento de Tóquio, no Japão, de onde retirámos a imagem deste artigo.
Para quem gosta de fazer planos, mas também para quem gosta de andar ao sabor do vento, o Jornalíssimo deixa os votos de um Feliz Ano de 2024!
Foto: https://airw.jp/news/year-compass2024/