Se queres participar nas Olimpíadas da Língua Portuguesa…

Apressa-te! As inscrições para a edição deste ano terminam já dia 29.

Se gostas de letras, lês livros como quem come gelados, escreves um texto com uma perna às costas e estás sempre a reparar nos pequenos (às vezes grandes) atentados que, aqui e ali, a Língua Portuguesa sofre, és um bom candidato e estas Olimpíadas, em que o único exercício físico implicado é escrever.

As Olimpíadas da Língua Portuguesa têm este ano a sua quarta edição. Com o objetivo de “incentivar o bom uso da língua portuguesa”, dirigem-se a alunos do 3º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

A prova é diferente para cada um dos níveis de ensino, mas o funcionamento é semelhante. A competição desenrola-se em duas fases, sendo que à segunda só passam os melhores e o nível de dificuldade aumenta.

A primeira prova é composta, apenas, por items de seleção, enquanto a segunda tem, também, uma parte de produção textual. Os três melhores participantes na segunda fase ganham 500, 300 e 200 euros, consoante fiquem em primeiro, segundo ou terceiro lugar, respetivamente.

Cada Agrupamento de Escolas pode inscrever até 50 alunos em cada um dos escalões (3º Ciclo e Secundário) e é a tua escola que tem de submeter a tua inscrição, no site específico da Direção Geral de Educação (DGE), aqui.

O teu encarregado de educação terá de preencher uma declaração a autorizar a tua participação, disponível aqui.  E neste último link, também, podes ver como foram as provas dos anos anteriores.

Estas Olimpíadas são uma organização da DGE em parceria com a Direção-Geral da Administração Escolar, o AE Aurélia de Sousa, o Plano Nacional de Leitura, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Secundária de Camões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *