Afinal, há peixes com pernas ou patas

A espécie foi apanhada por mergulhadores, enviada para um aquário e acabou num museu.

A este pequeno peixe já lhe bastava a cor: totalmente preto, algo raro entre os seus pares. Como se isso não fosse suficiente, a natureza deu-lhe outra característica ainda mais peculiar: pernas ou patas.

Uma praticante de mergulho, de férias na Nova Zelândia, cruzou-se com o peixe e estranhou o que viu: “Só pensei: patas! O que é isto? Será uma nova espécie?”. Pelo sim, pelo não, Glenys Howse decidiu apanhar o pequeno peixe.

Enviou-o para o ‘Kelly Tartlon’s Aquarium’, na Nova Zelândia, para que fosse identificado e, confessou à comunicação social, com a esperança que dessem o seu nome ao pobre animal.

O seu desejo não veio a concretizar-se mas o encontro de Glenys Howse com o “fish with legs” anda a ser noticiada na imprensa.

O peixe não suportou a saída do seu meio e quando chegou ao aquário já estava morto. Nem este estado lhe deu direito ao descanso. Não identificando o animal que lhes tinha chegado às mãos, os responsáveis do aquário decidiram enviá-lo… para um museu.

O Museu nova-zelandês ‘Te Papa Tongarewa’ recebeu-o, também com grande espanto, por não reconhecer criatura aquática com extremidades semelhantes.

Esta semana a identidade do peixe foi, finalmente, descoberta e revelada ao mundo na página de Facebook do Museu: ” o nosso agora mundialmente famoso ‘peixe andante’ (…) foi identificado como sendo uma espécie de peixe-sapo listado (‘Antennarius striatus’) muito rara”.

O peixe-sapo tem a mordidela mais rápida de entre os vertebrados. Este misterioso exemplar vai “viver” agora na coleção de espécies marinhas do Museu e, provavelmente, suscitar acesas discussões entre os visitantes – há quem o ache mais parecido com um morcego e quem opine que se assemelha mais a um pássaro. 

A propósito de peixes com patas e pernas, conheces a perca trepadora que anda e é capaz de passar dias fora de água?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *