Duas boas notícias para quem gosta de ler
Jovens dos 15 aos 18 anos têm direito a assinaturas de jornais digitais grátis. E a livros também.
2025 começa com duas boas notícias para quem gosta de ler. Uma é exclusiva para jovens, dos 15 aos 18 anos. Outra é para a população em geral.
Começando pela primeira: quem tenha 15, 16, 17 ou 18 anos pode, a partir do próximo mês, fevereiro, escolher um jornal nacional, de caráter generalista ou económico, para subscrever digitalmente e de forma gratuita. Para tal, os interessados têm apenas que ir ao portal de Serviços Públicos da República Portuguesa, em gov.pt, e solicitar a assinatura digital, precisando apenas do cartão de cidadão ou da chave móvel digital. A assinatura será válida por dois anos.
Trata-se de uma medida criada no âmbito do Plano de Ação para a Comunicação Social. Visa criar hábitos de leitura de imprensa entre as gerações mais novas, ao mesmo tempo que promove a literacia mediática e combate a desinformação. É, ainda, uma medida de apoio ao jornalismo, que vive na atualidade um momento difícil, nomeadamente com a perda de receitas publicitárias, uma das suas fontes tradicionais de financiamento (com as marcas a preferir hoje investir na publicidade direcionada online).
Quanto à outra medida arrancou já nesta última semana de janeiro e destina-se a todos os cidadãos nacionais que estejam inscritos numa das 445 bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas – inscrição essa que é gratuita, bastando para tal dirigires-te à biblioteca mais próxima da tua área de residência. Quem reunir esta condição pode agora aceder, de forma gratuita, a livros digitais e audiolivros.
O acesso faz-se através da plataforma BiblioLED (https://www.biblioled.gov.pt/), criada pela Direção-Geral do Livro.
Nesta fase inicial há 1500 títulos – de ficção e de não ficção – à disposição dos leitores, sendo que a maioria está escrita em Português. Podem ler-se através de smartphones, mas também leitores online e e-readers.
Boas leituras!
Foto: Jornalíssimo