O que fazer em caso de incêndio?

Portugal está a ser fustigado pelo fogo. Na Madeira a situação é dramática. Sabes o que fazer em situação de emergência?

Com as temperaturas elevadas que se têm feito sentir, Portugal sofre com o fogo que toma conta de várias zonas do país, florestais e povoadas. A situação mais dramática regista-se na Madeira, onde centenas de pessoas ficaram desalojadas e há registo de mortos. 

No site da Autoridade Nacional da Proteção Civil podes saber, em tempo real, quais os incêndios que estão a deflagrar nos vários distritos. 

Logo na página de abertura tens um link para as “Ocorrências em aberto”. Entrando, vês no mapa o número de incêndios por distrito e podes explorar informação adicional clicando nos números.

As ocorrências registadas são as que estão a mobilizar meios de proteção e socorro e estão assinaladas por cores consoante estão em curso, em resolução ou em conclusão. 

Caso te vejas de repente perante uma situação de incêndio, há alguns conselhos que deves ter em mente. Deixamos-te aqui os principais:

1) Tenta manter a calma;

2) Se o fogo for pequeno, tenta apagá-lo. Se vires que no espaço de um minuto não és capaz, liga para o 112 a pedir ajuda;

3) Tenta isolar o fogo, fechando as portas e janelas da divisória onde ele está a deflagrar;

4) Podendo, desliga a corrente elétrica e fecha o gás, antes de abandonares o local;

5) Se estiveres num prédio, usa as escadas (nunca o elevador) para sair do edifício e acciona o alarme para alertares os restantes moradores;

6) Lembra-te que, em caso de incêndio, um dos maiores perigos é a inalação de gases tóxicos libertados pelo fogo. Tenta, por isso, colocar um pano (molhado de preferência) a proteger as vias respiratórias e desloca-te agachado, se for necessário, pois junto ao chão o ar é mais puro;

7) Se a tua roupa pegar fogo não corras, deita-te no chão e rola sobre ti mesmo;

8) Se o fogo não te permitir abandonar o edifício e esperar a chegada dos bombeiros no exterior, vai para uma divisória com janela onde possas pedir auxílio. Fecha a porta do compartimento onde estás e isola a parte inferior da porta, preferencialmente com panos molhados, para impedir a entrada do fumo. 

Podes saber mais no site da Associação Portuguesa de Segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *