A norte, o dia de África são três: hoje, amanhã e depois

Dias 17, 18 e 19 de junho, a Exponor converte-se num enclave africano. Há oficinas de moda e dança grátis.

O Dia de África celebra-se em todo o mundo a 25 de Maio. A ONU estabeleceu esta data para recordar a luta do continente contra a colonização europeia e para lembrar a importância de promover o desenvolvimento em África. 

Ainda no âmbito das comemorações deste dia, a 17, 18 e 19 de junho, decorre uma grande Feira de Negócios e Cultura Africana – a ‘Network for Africa 2016’, na Exponor, em Matosinhos, entre as 10 e as 22 horas.

O evento tem um grande foco nos negócios. Quem se interessa por Economia e quer saber mais sobre mercados africanos e oportunidades de negócio naquele continente, vai encontrar ali muita informação, vários oradores irão falar sobre o tema.

A par dos negócios, há uma programação cultural a desafiar os amantes do continente africano, onde marca presença a moda, a dança, a música, a literatura.

No domingo, 19, há um ‘workshop’ de moda africano com a designer Lizandra, do ‘Atelier Afrikya’, às 16 horas. Meia hora mais tarde, tem início outra oficina que porá os participantes a dançar (ou, pelo menos, a dar uns passinhos) de kizomba, funaná e danças tribais. São ambos de entrada livre. Aliás todos os eventos são gratuitos.

Da programação cultural, faz ainda parte o ‘Projeto Kwamagugu’, contos africanos para crianças e adolescentes e o lançamento de um livro sobre Amílcar Cabral, “Vida e Morte de um revolucionário africano”. Amílcar Cabral é um ícone da luta contra o colonialismo português, fundador do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau (PAIGC).

E porque gastronomia também é cultura e a africana é uma referência, haverá sabores do continente para provar, como os da Tia Orlanada, que tem um restaurante moçambicano no Porto.

Podes saber mais aqui.  

Se te interessas por África, lê também: Que imagem de África passam os ‘Media’?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *