Trabalhos para casa: sim ou não?

Vê o vídeo com as respostas à pergunta que lançámos na última semana.

Já te falámos, aqui no Jornalíssimo, da greve aos TPC durante os fins-de-semana que muitos alunos espanhóis, da escola pública, estão a fazer durante os fins-de-semana deste mês, incentivados pelos próprios pais. A propósito do que se está a passar em Espanha, quisemos saber a vossa opinião.

A maioria dos jovens que respondeu à pergunta, em vídeo ou por escrito (lê mais respostas em seguida ao vídeo), defende os TPC. Mas, quase todos, pedem que haja moderação por parte dos professores. Também há quem ache, como a Camila, de 16 anos, que “o que é da escola deve ser feito na escola”. Vê e lê:

Camila, 14 anos, 9º ano:

“Acho que não deve haver porque já temos muita carga horária e o que é da escola deve ser feito na escola e não em casa, senão acabamos por ocupar o nosso tempo livre a fazer as coisas da escola.
Sinto que não tenho tempo para as minhas coisas. Gosto de observar a natureza, ler, ouvir música, ver séries e estar com as minhas amigas.
Por isso estou de acordo com a greve aos TPC em Espanha, mas acho que não deveria ser só ao fim-de-semana, mas também durante a semana não deveria haver TPC.
É verdade que não temos tempo suficiente para conversar com os nossos pais e isso é muito importante porque um dia eles já não estarão cá, deve-se aproveitar ao máximo”.

Manuel, 14 anos, 9º ano:

“TPC sim. O problema relacionado com os TPC é a carga horária. Os alunos do articulado, como eu, têm uma grande carga horária. Eu tenho de estudar para orquestra, para aulas de clarinete, para formação musical e ainda para as outras disciplinas. Se for só um professor a marcar trabalhos não há problema, mas se forem todos já há.
Os TPC fazem bem por um lado, por causa do trabalho individual, sem ser em espaço de sala de aula. No caso da matemática, por exemplo, para mim são muito importantes os deveres: consigo consolidar melhor a matéria, não estou com o barulho de fundo da sala de aula.
Também acho que quando temos três ou quatro testes numa semana, no fim-de-semana anterior não devemos ter TPC”.

Tiago, 11 anos:

“A minha opinião sobre os trabalhos de casa é que fazem bem, ajudam-nos a estudar diariamente em casa, na escola, no centro de estudo.
Ao longo do ano nós vamos tendo testes e os trabalhos de casa ajudam-nos a estudar sobre a matéria que nós estamos a dar nas várias disciplinas, ajudam-nos a trabalhar, a conseguir melhores notas nos testes. Ficamos a aprender melhor e depois podem-nos dar mais valor no fim do ano. Os pais e os professores ficam mais contentes connosco.
Eu tenho tempo para tudo: consigo fazer os TPC, ir à escola, fazer o meu desporto favorito que é o futebol, andar com os meus colegas, conversar no telemóvel, ir ao computador. Tenho tempo para isso porque eu organizo o meu tempo todos os dias. É esta a minha opinião sobre os trabalhos de casa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *