O Facebook vai ao Espaço para chegar à Terra

Zuckerberg quer lançar um satélite para levar a Internet a partes remotas de África.

Depois da Google ter anunciado o seu ‘Projeto Loon’ – já te falámos sobre ele aqui, consiste em levar a Internet às zonas mais remotas do mundo através do lançamento de balões de ar gigantes na estratosfera -, é a vez de Mark Zuckerberg anunciar os seus planos para levar a “rede” a uma (boa) parte da população mundial que ainda não tem acesso a ela.

A estratégia do Facebook envolve uma solução tecnológica mais robusta do que a da Google. Zuckerberg associou-se a uma empresa de satélites, a Eutelsat, para emitir Internet para algumas zonas de África a partir do Espaço.

O satélite já está numa fase avançada de construção e até já foi batizado. Chama-se Amos-6 e, se tudo correr como previsto, será lançado no próximo ano.

O jovem fundador do Facebook disse que esta é apenas parte de uma estratégia mais vasta em que o Facebook está a trabalhar para conectar todo o mundo. “Isso significa olhar mais além do nosso planeta”, comentou.

Estima-se que dois terços da população mundial viva, ainda, sem acesso à Internet, por vastas zonas do globo não disporem dos cabos subterrâneos que tornam a conectividade possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *