Os ‘GIFs’ animados chegaram ao Facebook

A rede social rendeu-se finalmente às imagens animadas. Vê como podes postar “GIFs” no teu mural.

Para quem não sabe, os ‘GIFs’ animados são uma sequência de imagens fixas que nos dá a sensação de movimento. Uma espécie daqueles livros que mostram como são feitos os desenhos animados, mas em versão digital.

O acrónimo ‘GIF’ significa “Formato para Intercâmbio de Gráficos” (Graphic Interchange Format, no original). Melhor do que explicar por palavras, é ver. Eis um exemplo de um ‘GIF’ animado:

O Facebook nunca foi muito à bola com ‘GIFs’ destes. Achava que eles tornavam os murais demasiado caóticos. Mas não os conseguiu vencer e acabou por juntar-se a eles.

A verdade é que, por vezes, é bem mais fácil expressar um sentimento através de um ‘GIF’ com movimento ou de ’emoticons’ do que por palavras. Não achas?

Bom, vamos ao que interessa. Como postar ‘GIFs’ assim no Facebook?

Não faltam sites com mil e uma opções à escolha. Um dos mais fáceis de usar é o Giphy.com. Tens um campo de pesquisa onde, em inglês, podes pesquisar o que procuras: gargalhada, choro, palmas, etc.

Depois de escolheres o ‘GIF’ animado que queres podes publicá-lo diretamente no Facebook ou no Twitter ou, se preferires, podes copiar o link e introduzir o ‘GIF’ manualmente.

Para isso, por baixo do ‘GIF’ vai a ‘Share’ e escolhe o link que termina em ‘.gif’, caso contrário o teu mural no Facebook não o irá assumir.  

Mas há muito mais. No Reddit, por exemplo, há uma série de “Reactiongifs” e uma listagem dos mais populares, que podes partilhar ou simplesmente divertires-te a ver, tal como vês vídeos no YouTube.

‘Reactiongifs” são, como o nome indica, ‘GIFs’ animados pensados para reagir a uma mensagem que te escrevem na internet.

Para obter alguns no Reddit, porém, é preciso fazer registo. Mas há outros de livre acesso, em que basta clicar em “Get embed codes” e, mais uma vez, copiar o link que termina em “.gif”.

Anima o teu mural, mas com moderação, não vá o Marck Zuckenberf espreitar a tua página e voltar a achar que toda esta animação prejudica a estética do Facebook.

Se quiseres ver como os ‘GIFs’ animados mudaram a arte urbana e deram movimento aos ‘graffiti’, clica aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *