Se vires este robot, leva-o de viagem

Chama-se HitchBot e depois de percorrer o Canadá à boleia, vai aventurar-se pela Europa.

Deve haver no mundo poucos robots com tantos amigos como o canadiano HitchBOT. Só no Facebook são 48 mil. Mas ele também é um entusiasta do Twitter e do Instagram. Usa as redes sociais para ir contando as aventuras das viagens que faz à boleia.

Depois de, em julho e agosto do ano passado, ter percorrido o Canadá de costa a costa, numa viagem de 6000 quilómetros, o HitchBOT está agora a fazer as malas e a ter as últimas aulas de alemão antes de atravessar o Atlântico para explorar a Alemanha.

O percurso que planeou fazer é o que está no mapa abaixo, mas quem anda à boleia como ele, está preparado para mudanças de percurso.

Com um sorriso desenhado com LEDs, um torso feito de um balde de plástico e umas galochas coloridas nos pés, o robot tem conquistado meio mundo.

Nasceu de uma parceria entre dois professores universitários: David Smith, da McMaster University, e Frauke Zeller da Universidade Ryerson de Toronto, mas tem uma “família” alargada, formada por investigadores de várias áreas, das ciências da comunicação à tecnologia.

A ideia de colocar um robot a viajar à boleia pretende, segundo os “pais” de HitchBOT estudar a relação entre pessoas e robots e gerar um debate sobre o autostop e o facto de ele ser cada vez menos praticado, segundo explicaram ao diário El Mundo.

O HitchBOT está equipado com um sistema GPS que transmite constantemente a sua localização, interage com quem lhe dá boleia através da fala e sabe também ouvir – quem quiser pode contar-lhe uma história, ele grava-a. Mas o que ele gosta mesmo é de atualizar o Facebook, o Instagram e o Facebook, onde qualquer pessoa pode seguir as suas aventuras.

A viagem na Alemanha vai começar em Munique no dia 13 e é lá que deverá terminar, também, a 22 de fevereiro. Logo no dia seguinte tem um compromisso: é uma das atrações da Social Media Week em Hamburgo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *