É tempo de regresso às aulas. Para alunos, professores e… ministros

De 9 a 15 deste mês, 27 governantes voltam a escolas onde estudaram, marcando o início do ano letivo.

Hoje, sexta-feira, dia 9 de setembro, é dia de regresso às aulas para muitos alunos de norte a sul do País.

As escolas dos ensinos básico e secundário têm entre o dia de hoje e a próxima quinta-feira, 15, para darem início à atividade letiva.

Imaginas quantos alunos regressam às aulas durante a próxima semana? Uma pista: são mais de um milhão… Um milhão e 200 mil. Já agrupamentos são mais de 800. E falamos só do ensino público.

Na abertura deste novo ano escolar, também muitos membros do Governo vão, simbolicamente, “regressar às aulas”. É uma forma de “prestar homenagem a toda a comunidade educativa” diz, em comunicado, o Ministério da Educação.

Conhece o calendário escolar 2016/2017

Tiago Brandão Rodrigues visita, logo de manhã, o Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior (Santarém), que tem uma “Sala de Aula do Futuro“. O Ministro da Educação vai visitar (e divulgar) uma sala de aula diferente da convencional. Basta que não está o professor de um lado e os alunos do outro. Há mais liberdade de movimentos e os alunos assumem um papel bem mais ativo na procura da informação, tendo novas tecnologias ao dispor.

Além do Ministro da Educação, mais 14 Ministros e 12 Secretários de Estado vão visitar escolas. Mas não escolas quaisquer. A maioria assinala este início de ano letivo, regressando a uma das escolas em que estudou quando era aluno.

Tens sugestões para melhorar a qualidade do ensino em Portugal? Pensa no assunto… Quem sabe não tens já esta semana uma oportunidade de fazer ouvir a tua voz junto daqueles que governam o País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *