Pro photographers at the Aviva 2010 UK Athletics Championships and European Trials at the Alexandra Stadium in Birmingham

Vêm aí 3 meses recheados de grandes eventos desportivos

Fizemos um calendário com as datas de 6 competições que não podes perder.

Junho, Julho e Agosto vão ser meses de festa para quem gosta de desporto. Aos campeonatos que acontecem normalmente nesta época, somam-se, este ano, os Jogos Olímpicos e o Europeu de Futebol.

Fizemos um calendário para teres uma ideia do que aí vem – e quando – para poderes planear a tua agenda. Por ordem cronológica:

ROLAND GARROS
Até 5 de junho
O torneio de ténis em terra batida está a decorrer desde o dia 22 de maio. Se não tens seguido, vais ainda a tempo de acompanhar as meias-finais (dias 2 e 3 de junho) e as finais – a feminina realiza-se no dia 4 e a masculina encerra o torneio no dia seguinte, a 5 de junho. 
No ano passado, os vencedores foram Serena Williams e Stan Wawrinka. O suíço pôs fim ao “império” de Rafael Nadal, que se sagrou campeão de 2005 a 2014 (a exceção foi 2009, ano em que Roger Federer venceu o torneio francês).

UEFA EURO 2016
De 10 de junho a 10 de julho
A França é o país anfitrião da fase final do Euro 2016. O Campeonato da Europa conta já com longa história. Começou em 1960 e chamava-se, na altura, Taça das Nações Europeias.
Houve 53 países a disputar a fase qualificação. Chegam a esta fase final 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro.
Portugal joga no Grupo F, em que estão as seleções da Áustria, Hungria e Islândia.
Quem irá suceder, como vencedor do título, aos espanhóis que venceram, contra a Itália, a final do Euro 2012, realizado na Polónia e na Ucrânia?

WIMBLEDON
De 27 de junho a 10 de julho
Lá mais para o final do mês há outro torneio de ténis histórico para ver, desta vez em Inglaterra. Os campos relvados de Wimbledon voltam a receber alguns dos maiores nomes do ténis mundial. O primeiro torneio de Wimbledon realizou-se em 1877. Só alguns anos mais tarde, em 1884, teria início a competição feminina.
Em 2015, os vencedores em singulares foram Novac Djokovic e Serena Williams.

TOUR DE FRANCE
De 2 a 24 de julho
A grande prova do ciclismo mundial vai este ano para a 103ª edição. Esperam os participantes 3519 quilómetros, divididos por 21 etapas. O percurso vai ter início a Norte, no Mont Saint Michel, e vai levar os ciclistas, também, a Andorra e à Suíça. A meta estará situada, como sempre, nos Campos Elísios, em Paris.

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA
De 27 de julho a 7 de agosto
Ainda se aguarda a revelação do percurso desta 78ª Volta a Portugal Santander Totta, que vai ter 10 etapas e um prólogo inicial. Sabe-se já que a 6ª etapa, a Etapa Rainha, terá como cenário a Serra da Estrela. Parte de Belmonte a 3 de agosto e obriga os ciclistas a passarem duas vezes pela Torre antes de chegarem à Guarda, cidade que receberá o pelotão no final de um percurso de 175 quilómetros.

JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016
De 5 a 21 de agosto
O Rio de Janeiro vai ser palco da 31ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão e nos 28 desportos presentes serão vários os atletas portugueses em competição, como Sara Carmo, na vela, cuja entrevista ao Jornalíssimo podes recordar aqui. Este ano há dois desportos novos nas Olimpíadas, em comparação com as de há quatro anos: Rugby Sevens e Golfe. Ao todo, serão 42 desportos, 306 provas e 206 países participantes.

Sugerimos-te, ainda, que consultes os calendários do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia e da Federação Portuguesa de Surf, ambos com provas a decorrer em várias datas e locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *