E que tal viajar até à Idade Média este fim-de-semana?

Se queres mesmo fazer essa viagem no tempo, vem a Estremoz. Sábado e domingo podes participar em atividades alusivas à época, no Festival da Rainha.

TEXTO: Sofia Rôlo, Matilde Ferreira, Beatriz Faria e Filipa Grazina (alunas do 7ºA da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz)

O evento tem início este sábado, pelas dez horas da manhã, com um cortejo medieval, desde a Escola Secundária até ao Largo D. Dinis, no centro histórico da cidade, passando pelo Rossio Marquês de Pombal (mercado tradicional).

Depois, segue-se a saudação do povo à chegada dos Reis à Feira e a abertura desta pelos arautos. É apenas o primeiro de muitos momentos em que os alunos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz (que é parceira da Câmara Municipal na organização deste Festival), vão participar – vestidos a rigor, com fatos alusivos à época.

Serão eles a protagonizar os espetáculos de Danças de Romaria ou de Cantigas de Amigo e de Amor, que surgem no programa da Festa, onde constam várias atividades relacionadas com a Idade Média. Por exemplo? Demonstrações de Falcoaria, Torneios a Pé e a Cavalo ou espetáculos de fogo. Se quiseres, podes espreitar o programa completo aqui.

Estremoz viveu tempos áureos na Idade Média, porque aqui viveram o Rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel. Foi do Castelo de Estremoz (atualmente convertido em Pousada) que a Rainha saiu para tentar acalmar o Rei numa contenda com o seu filho – D. Afonso IV.

O Festival da Rainha é um bom pretexto para visitares a cidade, conheceres o Castelo com a sua monumental Torre de Menagem e todo o espaço envolvente.

No sábado, poderás visitar o mercado tradicional, no Rossio, assim como o mercado das velharias. Há, ainda, igrejas que em tempos idos foram conventos (ricos em azulejaria) e museus – particularmente o Museu Joaquim Vermelho, onde estão expostas algumas maravilhas feitas em barro pelas nossas artesãs.

Aproveita e delicia-te com os nossos pratos tradicionais alentejanos – açorda, migas com carne de alguidar, sopa de tomate, entre muitos outros. Para adoçar a boca não deixes de provar os bolos tradicionais: os gadanhas e os bolos da Rainha.

Estremoz é também conhecida pelos seus famosos vinhos.

Só nos resta desejar-te uma boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *