Entre a Serra (de Monchique) e a Praia (da Rocha)
Portimão é um destino cinco estrelas para passares uns dias de férias.
Sol? Tem. Praia? Tem. Natureza? Tem. Vida noturna? Tem. Museus? Tem. Desporto? Tem. Estás a ver porque Portimão é um dos mais procurados destinos de férias do país?
O melhor mesmo é ires ‘checkar’ todas estas valências por ti, passando uns dias na cidade.
A Pousada de Juventude é branca, da cor das casas algarvias. Falta-lhe a chaminé típica, mas a fachada tem umas aberturas que fazem lembrar as varandas das habitações caraterísticas desta zona. Fazes o ‘check-in’ e começas logo a sentir um cheirinho a Algarve.
Da Pousada ao centro da cidade são uns dez minutos a pé. Aventura-te e no caminho ficas logo a conhecer a rua das lojas, a Igreja Matriz e a Igreja do Colégio dos Jesuítas, na Alameda da Praça da República.
Vais gostar do que vês. Portimão é uma cidade luminosa, com amplas praças, onde se respira tranquilidade. Aproxima-te em seguida da zona ribeirinha. Senta-te numa esplanada ou num banco de jardim e fica a observar quem passa na grande avenida pedonal. Aproveita para saborear um doce típico algarvio, como um bolinho de massapão ou um Dom Rodrigo. Para almoçar ou jantar, tens aqui uma boa zona. Restaurantes não faltam e bom peixe grelhado também não.
Viste o filme ‘Zeus’ no cinema? Se viste, já estás familiarizado com o nome do antigo Presidente da República Manuel Teixeira Gomes (o sétimo), que foi também escritor e tem uma curiosa história de vida. Teixeira Gomes está muito presente em Portimão, onde nasceu em 1860. Não deixes de entrar na Casa onde ele nasceu (a entrada é livre), junto ao rio Arade e próxima ao Palácio Bivar e Palacete Sárrea Garfias, e fica a conhecer melhor esta figura de destaque no panorama político e cultural português.
Aconselhamos-te uma entrada, também, no muito premiado nacional e internacionalmente Museu de Portimão. Lá dentro ficas a conhecer o percurso socioeconómico e cultural das gentes que viveram esta terra e a moldaram.
Numa cidade à beira-mar, o apelo da praia é grande. Deves estar mortinho/a por pôr um pé na areia (e até na água se o tempo estiver bom). Da Pousada a uma das mais célebres praias algarvias, a imensa Praia da Rocha, são 4,5 quilómetros. Ali ao lado tens também outra praia de referência, a do Alvor, onde te espera (para caminhares ou pedalares) um extenso passadiço de madeira que faz companhia às dunas e às ondas do mar. Perto estão ainda as praias di Vau, da Torralta, a Praia do Alemão e a dos Caneiros, a Prainha. Enfim, querendo, tens muitos areais onde estender a toalha.
Voltando à Praia da Rocha, é destino não só diurno, mas também noturno. A diversão prolonga-se aqui noite dentro em bares e discotecas. Ainda que mais no início da noite também encontres animação noturna no centro histórico da vila (onde chegas a pé a partir da Pousada) e na zona da Marina de Portimão.
Se no dia seguinte quiseres trocar o mar pelo campo não te deites tarde. E estando em Portimão deves mesmo ir conhecer a vila de Monchique que seduz os visitantes e os convida a fazerem passeios pedestres pela serra com o mesmo nome. De carro, da Pousada até lá são uns vinte minutos (mas também tens autocarros). A subida até à Fóia é muito bonita e cruzas-te pelo meio por algumas quedas de água. Ah! A Fóia é o ponto mais alto, a 900 metros de altura e, pois claro, do cimo da Fóia vê-se o mar.
Mesmo cansado, no regresso, faz duas coisas. Uma é beber um medronho ou uma melosa (se fores maior de 18, naturalmente). Outra é passar pelas Caldas de Monchique. Mesmo que não vás fazer termas, vais relaxar.
Estas são apenas algumas sugestões que te deixamos. Ali à volta há muitas mais: a histórica cidade de Silves com o seu Castelo, os monumentos megalíticos de Alcalar, os parques aquáticos e temáticos das redondezas, a quinta pedagógica de Portimão, os passeios de barco pela costa, a observação de golfinhos no rio Arade.
Pousada de Juventude de Portimão
Preço: Desde €11/noite
FOTOS: João Alves e Dave Johnston/Creative Commons
(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. Todas as terças publicamos um artigo sobre uma Pousada diferente.