Estás a pensar seguir Engenharia?

A COTEC, uma associação de várias empresas para promover a inovação, tem um prémio a pensar em ti.

A procura de engenheiros tem vindo a crescer não só por cá, mas em toda a Europa. E o número de licenciados nesta área que todos os anos saem das universidades portuguesas não é suficiente para responder a todas as necessidades do mercado.  

Quem o diz é Marçal Grilo, antigo Ministro da Educação, num artigo de opinião publicado no jornal ‘Público’, em junho passado.  

O ex-governante falava do tema a propósito do concurso da COTEC, com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, de que aqui te falamos, porque a pré-inscrição (obrigatória para os alunos participantes) termina já no dia 29 de fevereiro.  

Para concorreres, tens de estar no 3º ciclo do ensino básico e, para já, apresentar uma descrição do projeto ou produto a desenvolver, no vasto campo da engenharia. 

As candidaturas podem ser feitas por um aluno só ou por um grupo de alunos, mas o concurso tem uma dimensão escolar – é preciso um professor ou grupo de professores que ajude a desenvolver a ideia submetida a concurso ao longo deste ano letivo. 

Talvez pensares num problema que sentes e imaginares, depois, uma solução para o resolver, que passe por aplicar conhecimentos no âmbito da engenharia, te ajude a ter uma ideia.  

O júri vai ter em conta a criatividade e a inovação do projeto ou produto, bem como a eficácia do protótipo, na altura de escolher os três vencedores para atribuir prémios de 12, seis e dois mil euros.  

O professor ou professores orientadores terão direito a prémios semelhantes. Há prémios, também, para as escolas, mas não relacionados com os projetos vencedores. 

Os estabelecimentos de ensino podem candidatar-se com processos pedagógicos de âmbito experimental e/ou laboratorial no ensino da engenharia. 

O ‘Prémio Portugal, País de Excelência em Engenharia’ tem um site próprio onde encontras toda a informação necessária e a ficha de pré-inscrição. Espreita aqui.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *