Hoje é dia de visitar o outro Porto

Até às 20 horas, o Porto de Leixões está de portas abertas. Lá dentro, até concertos vai haver.

Não é todos os dias que se tem a oportunidade de visitar um dos três melhores portos do mundo. Na realidade, há só um dia por ano em que o Porto de Leixões abre as suas portas a quem o queira visitar.

E não são só as portas do Porto que se abrem, são também as portas de muitas das embarcações, que marcam os trabalhos de rotina desta enorme infraestrutura portuária.

O Porto é tão grande, que a visita alargada às instalações só é possível graças a autocarros turísticos e panorâmicos. Os visitantes entram e são levados como se estivessem a conhecer uma grande cidade – nem sequer falta audioguia.

Ouve-se falar de história, de profissões, de números que mostram a dimensão do Porto e até de poesia escrita em contentores.

Esta sétima edição do “Dia do Porto de Leixões” tem um extra: as visitas guiadas ao terminal de cruzeiros de Matosinhos, ainda com cheiro a novo (foi inaugurado em julho e até ao final do ano deverá receber 85 mil passageiros e 43 mil tripulantes.

Outra novidade no programa é a primeira “Regata do Porto de Leixões”.

Quanto à animação musical, volta a ser muita: ao meio-dia há um filme-concerto (produzido pela APDL e pela Universidade do Porto, tem banda sonora criada por ‘Os Torto’ e conta como foi a construção do terminal de cruzeiros), às 15 horas atua a Banda Sinfónica da Casa da Música, às 16 horas uma formação que transforma as pipas de vinho em instrumentos musicais e, por fim, das 19 às 20 horas (encerramento da iniciativa) sobem ao palco os ‘Souls of Fire’.

Para os mais pequenos há insufláveis, para quem gosta de fotografia uma exposição que é o resultado de um concurso – “Focando o Porto de Leixões”.

Se decidires embarcar na iniciativa, considera levar um chapéu e protetor solar. O dia está soalheiro e as filas para visitar as embarcações e entrar nos autocarros turísticos costumam ser grandes. Esperam-se… vinte mil visitantes!

Deixa o teu comentário.

O teu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O seu endereço de email não será publicado.