A Microsoft vai lançar uma versão do Minecraft para as escolas

Já muitos professores se servem do jogo para ensinar, mas esta edição será mesmo específica para a Educação.

Segundo dados da Microsoft, o ‘Minecraft’ já é usado em salas de aula de mais de 40 países. Ora, com o anúncio de que este Verão irá chegar uma versão do ‘Minecraft’ pensada para uso específico em contexto escolar, esse número deverá disparar. 

Achas que o teu professor não alinha muito em mundos virtuais? Pode ser que mude de ideias… A nova versão vai ser de uso gratuito durante o primeiro ano, justamente para encorajar os professores mais céticos a servirem-se dela para ensinar determinadas matérias. 

Vânia Neto, diretora para a área de Educação na Microsoft Portugal, acredita que, aplicando a tecnologia a formas de aprendizagem inspiradoras, é possível “aumentar a motivação, envolvimento e interação” dos alunos. Destaca, ainda, as potencialidades da nova ferramenta “para o aumento das competências digitais e de programação”. 

Este ‘Minecraft’ para a sala de aula está a ser desenvolvido por professores e vai ser acompanhado por um site, onde haverá à disposição dos interessados planos de aula e outros recursos úteis, além de um painel de “Mentores Minecraft”, em que será possível pedir ajuda a professores que já usam o jogo com fins educativos.

De acordo com a Microsoft, a ideia é “incentivar os alunos a aprender através da resolução de problemas que surgem ao longo do jogo, e que exigem o seu pensamento crítico, colaboração e criatividade em tempo real”. 

No ano passado, várias turmas australianas foram desafiadas a projetar um parque nacional usando o jogo, com o objetivo de que o projeto vencedor transitasse para o mundo real. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *