“Alô, alô marcianos, aqui quem fala é da Terra”

A canção de Rita Lee adequa-se ao propósito do “One Earth Message”: enviar uma mensagem a extraterrestres via New Horizons.

Enquanto no Espaço a sonda New Horizons prossegue a sua viagem rumo a Plutão, na Terra há quem tenha uma missão paralela: criar uma mensagem interestelar destinada a um ‘alien’ que, algures nos próximos milhões de anos, a poderá receber. 

À frente do projeto “One Earth Message”, que já foi acarinhado pela NASA e reúne cientistas, professores, artistas e engenheiros, entre pessoas com muitas outras profissões, está um nome que merece credibilidade: Jon Lomberg. 

Este designer esteve envolvido num projeto semelhante, liderado pelo astrónomo Carl Sagan, nos anos 70, quando as sondas Voyager da NASA levaram “discos de ouro” para informar possíveis extraterrestres da existência da Terra e dos seus habitantes.

UMA ESPÉCIE DE ‘SELFIE’ PLANETÁRIA

Agora, a ideia é semelhante. Pretende-se que pessoas de todos os países do mundo se envolvam, proponham conteúdos (escritos, sonoros, visuais) a enviar e, depois, haja uma votação para determinar o conteúdo a enviar para o desconhecido. 

“Vai ser um projeto global que unirá pessoas de todo o mundo a falar a uma só voz, uma hipótese de refletirmos sobre quem somos”, lê-se no site que foi criado para financiar este projeto. Na página FiatPhysica está a decorrer uma campanha para angariar os 500 mil dólares necessários para tornar a ideia real.

Se for bem sucedida e a NASA der a autorização oficial, a mensagem será enviada à sonda New Horizons, num formato digital, com cerca de cem imagens e uma hora de gravação áudio. 

O tempo está a contar: a campanha termina a 15 de julho, na altura prevista para a chegada da New Horizons a Plutão. A mensagem seria enviada para a sonda entre julho de 2016 e 2019, ano em que deverá abandonar o sistema solar. 

Vê o vídeo de promoção da campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *