Já conheces as motos voadoras?

O futuro dos motociclos passa pelo ar e está mais próximo: o Exército dos Estados Unidos interessou-se pelas ‘hoverbikes’.

Se estás a pensar “onde é que eu já vi isto?”, nós ajudamos: Luke Skywalker, Star Wars, O regresso de Jedi. Era daí?

As ‘hoverbikes’ aproximam-se a passos largos da realidade. São um veículo híbrido, a meio caminho entre a moto e o helicóptero – os criadores dizem que conjuga a simplicidade e o preço baixo da primeira com a liberdade do segundo.

Ao contrário das motos e dos helicópteros, não têm de ter um humano a conduzi-las. Pelo menos diretamente. Estes veículos que pairam no ar têm, também, uma “costela” de drones (em cuja tecnologia foram baseados, aliás), podendo funcionar com controlo remoto.

No futuro, vão poder ser usadas quer para transporte humano, quer de pequenas mercadorias – faz lembrar o anúncio da Amazon de entregas de encomendas com recurso a drones.

Quando nós, comuns mortais, poderemos desfrutar deste avanço tecnológico é, ainda, uma incógnita. Mas já esteve mais longe – as empresas que têm vindo a desenvolver estes veículos, como a ‘Malloy Aeronautics’ – já estão numa fase avançada.

Antes de nós, as ‘hoverbikes’ chegarão ao poderoso exército norte-americano. O Departamento de Defesa dos E.U.A. acaba de confirmar que assinou um acordo com uma empresa para acelerar o seu desenvolvimento. Com que fim, não disse.

Esperemos que o uso militar não impeça o acesso a este transporte pelos civis. É que, se a descrição é aliciante, ao ver a invenção em movimento ficamos ainda com mais vontade de experimentar. Ora vê:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *