Irving Pulp and Paper Mill at Reversing Falls, Saint John, New Brunswick, Canada

Quais os países com maiores emissões de CO2?

Sabias que quatro países/regiões do mundo são responsáveis por mais de 60% das emissões globais de dióxido de carbono?

Antes de continuares a ler, faz uma pausa para tentares adivinhar quais são os países que mais gases com efeitos de estufa libertam para a atmosfera.

Entretanto, aproveitamos para te dizer que EDGAR não é só um nome próprio. É, também, uma sigla que quem estuda a poluição atmosférica trata por tu, pois é a ferramenta da Comissão Europeia que reúne os dados relativos às emissões de dióxido de carbono.

EDGAR = Emission Database for Global Atmospheric Research

Sendo assim, segundo o relatório de 2015 do EDGAR, a liderar a lista dos países mais emissores de dióxido de carbono estão:

1) a China:30%
2) os Estados Unidos: 15%
3) a União Europeia a 28: 10%
4) a Índia: 6,5%

Será que acertaste?

As percentagens correspondem ao contributo dado por cada um para o total de emissões a nível global. Ou seja, os quatro juntos, emitem quase dois terços do total de gases com efeito de estufa.

Se colocaste os Estados Unidos em primeiro lugar, podes considerar que acertaste também. As posições do ranking variam se olharmos para a média de emissões anuais por cada habitante.

É verdade que a China no seu conjunto polui mais, mas, como os chineses são mais do que os norte-americanos, os valores ‘per capita’ são inferiores. Assim, em 2014, enquanto cada norte-americano emitiu em média 16,5 toneladas de dióxido de carbono, um chinês emitiu praticamente metade desse valor: 7,6 toneladas.

Nesse ano, cada português contribuiu para o aquecimento global com 4,50 toneladas e cada brasileiro com 2,50.

De acordo com o EDGAR, em 2014, as emissões de CO2 em todo o mundo quase estagnaram, tendo registado um crescimento de apenas 0,5%.

O relatório acrescenta, ainda, que o crescimento da economia a nível mundial foi, no mesmo ano, de 3%, o que mostra que o mundo está a começar a saber basear o seu desenvolvimento noutras fontes energéticas menos poluentes.

O dióxido de carbono lançado para a atmosfera resulta sobretudo da produção de eletricidade feita através de combustíveis fósseis, como o carvão, o gás e o petróleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *