O que tem a sexta-feira 13 a ver com o Cristianismo?

Talvez mais do que imaginas. Há quem relacione a superstição com a Última Ceia ou a Ordem dos Templários.

Muitas das hipóteses apontadas para a triscaidecafobia (o nome que designa a fobia do número 13) e para o azar associado às sextas-feiras 13, relacionam-se com a religião cristã, envolvem episódios bíblicos e históricos, como o assassinato de Abel por Caim ou o fim dos Templários.

1) A Última Ceia é apontada como um dos fatores responsáveis por esta superstição. Porquê? Porque Judas foi o 12º Apóstolo convidado. Contando com Jesus Cristo, o traidor era o 13º elemento. Além disso, segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira;

2) Acredita-se que foi numa sexta-feira, também, que Eva tentou Adão com o fruto proibido e Abel terá assassinado Caim numa sexta-feira 13;

3) Outra origem possível para o azar associado às sextas 13 remonta ao século XIV, mais precisamente à sexta-feira 13 de outubro de 1307, um dia trágico para os Templários, da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão.
Fundada em inícios do século XII, em França, esta Ordem conquistou grande poder e riqueza. Sentindo-se incomodado com tamanho protagonismo alcançado pelos Templários, o rei francês Filipe IV tentou juntar-se a eles.
Não foi aceite e, com a cumplicidade do Papa Clemente V, montou um plano para terminar com a Ordem, tendo as figuras máximas dos Templários sido mortas na fogueira nessa longínqua sexta-feira 13.  

E, a propósito desta relação improvável entre sextas 13 e religião, recordamos-te que, em Montalegre, a “Capital da Bruxaria”, onde as sextas 13 reúnem milhares de pessoas, a festa está associada ao nome de um Padre – o Padre Fontes que, nos primeiros anos do século XXI, teve a ideia de começar a festejar a data, convocando bruxas e almas penadas para, no final da noite, as afastar com uma gigante “Queimada” à moda galega e a leitura do esconjuro.

Se quiseres saber mais curiosidades sobre as sextas-feiras 13 e ver a loucura que a fobia pode provocar, levando, até, a que se façam prédios sem o andar número 13, lê este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *