O Congresso norte-americano reúne-se no Capitólio desde 1800.

O que é o Capitólio?

Fica a saber por que é que este edifício norte-americano simboliza a democracia.

Aqui, no Jornalíssimo, já escrevemos sobre a Casa Branca, a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos da América. Mas em Washington DC, a capital dos EUA, situa-se um outro edifício muito importante do poder norte-americano: o Capitólio, que aparece também com frequência nas notícias.

Na realidade, o Capitólio não é um edifício, mas um complexo de edifícios, onde desde 1800 se reúne o Congresso do país, formado por dois órgãos legislativos: a Câmara dos Representantes e o Senado.

É, portanto, aqui que os legisladores norte-americanos apresentam os projetos de lei, as suas opiniões sobre os diferentes assuntos que dizem respeito ao país, votam esses mesmos projetos de lei, resoluções, nomeações e tratados.

Podemos dizer que o Capitólio é o correspondente, nos Estados Unidos, à Assembleia da República em Portugal. E, tal como esta, é um símbolo de democracia e de liberdade.

A primeira Estátua da Liberdade

Porém, o Capitólio não é apenas um espaço político – é também um espaço histórico e cultural, visitado por turistas de todo o mundo. Há partes do edifício que estão abertas ao público, permitindo aos visitantes contemplar os seus tetos ornamentados com imagens históricas, os corredores decorados com inúmeras estátuas e quadros que retratam importantes momentos e personalidades da história do país.

Outro elemento do Capitólio que desperta a atenção dos visitantes (e surpreende uns quantos) é a Estátua da Liberdade. Apesar de mais pequena do que a de Nova Iorque, esta é mais antiga – data de 1863. Fica sobre a cúpula do edifício, a mais de 87 metros de altura.

Tal como a Casa Branca, a localização do Capitólio foi também escolhida pelo primeiro Presidente norte-americano, George Washington, em 1791. Foi também ele quem colocou a primeira pedra do edifício dois anos mais tarde. O local – Jenkins’ Hill – é hoje também conhecido por Capitol Hill.

A tomada de posse dos presidentes norte-americanos acontece normalmente em frente ao Capitólio, na sua escadaria monumental. Será aí que, no próximo dia 20 de janeiro, Joe Biden assumirá oficialmente o cargo de 46º Presidente dos Estados Unidos da América.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *