Onde e como podes ver Mercúrio passar entre o Sol e a Terra?

A observação requere cuidados. Em Lisboa e no Porto, há hoje, 9 de maio, telescópicos à espera do público.

O fenómeno não é habitual. Já lá vão dez anos desde que foi possível ver Mercúrio passar em frente ao Sol, como um pequeno ponto preto a atravessar uma enorme bola de luz.

Hoje, esse trânsito repete-se. Ocorre durante cerca de sete horas. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Mercúrio começa a passar em frente ao Sol alguns minutos depois do meio-dia e termina essa “viagem” poucos minutos antes das 20 horas.

Na página do OAL (link acima) tens todos os conselhos para observar esta passagem de Mercúrio em segurança. Atenção, porque os óculos usados para observar o eclipse não protegem. São necessários filtros especiais. Podes, também, usar a técnica de projeção do Sol num pedaço de papel.

Olhar o Sol diretamente é algo que nunca se deve fazer, pois pode provocar sérios danos na vista.

Em Lisboa, no Campo Grande (em frente ao edifício C8 da FCUL), o OAL e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa convidam o público a observar o trânsito em segurança, através de três telescópios (um deles mostra as protuberâncias solares).

Na capital, também o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço organiza uma observação e várias atividades relacionadas com o fenómeno hoje durante todo o dia e início da noite no Planetário Calouste Gulbenkian.

No Porto, há telescópios junto à Reitoria, na Praça Gomes Teixeira e, como não poderia deixar de ser, no Planetário do Porto, na Rua das Estrelas, onde, tal como na Gulbekian, o programa estende-se além da duração do trânsito.

Resta esperar que as nuvens deem uma trégua para tornar a observação possível. Senão vamos ter de ir ao YouTube ao final do dia onde deverá já haver vídeos da NASA ou da ESA com o momento registado e sem necessidade de precauções. Não é a mesma coisa, mas o São Pedro não parece estar a ajudar a uma observação direta.

Vê o vídeo da NASA em time-lapse com o trânsito neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *